fbpx

O que são Precatórios Federais?

Atualizado em 28 de julho de 2023 por Flávia

O QUE SÃO PRECATÓRIOS FEDERAIS?

Semana passada o tema na série “O que é?” foi sobre “Precatórios Comuns”. O post dessa semana é sobre Precatórios Federais.

Precatório federal é o Precatório que tem como origem uma causa contra o Governo Federal ou alguma de suas instituições (ou autarquias). A causa vem de uma Vara Federal que existe em todas as capitais e depois encaminhada a um Tribunal Regional Federal (TRF) ou Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
As causas federais, pelo grande volume, geralmente demoram mais a ser julgadas comparadas com as estaduais e municipais. Em contra partida o pagamento dos Precatórios expedidos é considerado rápido.

Onde são julgados as causas que viram Precatórios Federais?

Como dito anteriormente as causas federais são julgadas em TRT e TRF.
Os TRTs são basicamente um por estado com exceção de:

Totalizando assim 24 TRTs. Já os Tribunais Federais são apenas 5 para todos os estados. A distribuição deles está no mapa abaixo.

 

mapa competencia trf

 

 

Os TRFs correspondem por mais de 95% dos Precatórios Federais tanto em valor quanto em número de processos, como visto aqui.
Há uma emenda constitucional, a EC73/2013 que planeja alterar a distribuição dos TRFs passando de 5 para 9. Porém ela está suspensa devido a uma ação direta de inconstitucionalidade, a ADI 5017.Essa suspensão não tem prazo para ser votada pelos ministros do STF.

Pagamento de Precatórios Federais

 

O pagamento de Precatórios Federais é um dos poucos que estão em dia. Mas para saber o que significa estar em dia temos que entender como funciona a fila de pagamento.
Caso o Precatório seja expedido até o dia 1º de Julho ele deve ser pago até o final do ano seguinte. Já se ele for expedido após essa data eles devem ser pagos até o final do ano subsequente. Ou seja entre 1 ano e meio e 2 anos e meio.
Então um Precatório expedido em outubro de 2017 deve ser pago até dezembro de 2019. Já um Precatório que entrou na fila de pagamentos em fevereiro de 2017 será pago até dezembro de 2018.


Este artigo faz parte da série ” O que é?” aqui do nosso blog.  Cadastre seu e-mail na nossa newsletter e saiba quando outro texto desta e de outras séries for postado.

assinar a newsletter

Breno Rodrigues

Breno Rodrigues

Artigos: 189

41 comentários

    • José,

      Sim. Mas os precatórios também tem que ser do governo federal. Mas não precisa ser seu, você pode comprar um precatório e utilizá-lo para compensar os tributos.

      Espero ter ajudado 🙂

  1. Por favor, no caso de dívida federal acima de 60 salários, os precatórios alimentícios serão sobre o total ou só sobre o que exceder os 60? Obrigada.

    • Cristina,

      Os precatórios são sobre o valor total. Quando o valor é inferior ao limite é expedido RPV, quando é superior é expedido precatório.

      Espero ter ajudado 🙂

  2. Quando ´há 4 ou mais beneficiários no mesmo processo, onde 3 dos 4 são com valores inferiores ao de 60 salários mínimos.
    entra tudo como Precatório, ou os com valores menores serão rpv, e o valor maior como precatório.

    • Bom dia Bruno, obrigado pela mensagem.

      o valor já foi determinado? Em muitos casos, ainda que o direito do beneficiário seja inferior a 60 salários mínimos, por derivar de um valor superior, entra como precatório por ser um direito originário.

      Um abraço,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *