fbpx

Como consultar precatório? Confira o passo a passo!

Todas as pessoas que possuem um Precatório querem consultar para saber como anda a situação do processo, não é mesmo? Através da internet é possível consultar Precatórios e, principalmente, manter os credores bem informados sobre a dívida pela qual os entes públicos devem honrar. Pode-se saber o mês correto do depósito, qual o banco onde o saque será feito, entre outras informações.

O manuseio de Precatórios pode ser feito através do beneficiário ou pela entidade devedora. A consulta pública é importante para os beneficiários pesquisarem sobre a existência de algum processo judicial em seu nome que ainda possua saldo pendente de levantamento. Para evitar prejuízos e transtornos, é muito importante que o cidadão consulte e mantém-se atualizado das informações sobre o andamento do seu Precatório.
Abaixo mostraremos o passo a passo de como consultar Precatórios em âmbito estadual através dos portais dos Tribunais de Justiça de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, você também poderá averiguar na seara federal nos sites dos Tribunais Regionais Federais em que o processo judicial tiver tramitado. Confira:

Como consultar Precatórios no Tribunal de Justiça de Minas Gerais?

imagem logo tjmg
No portal do TJMG você pode consultar o andamento de Precatórios, tanto por beneficiário quanto por entidade devedora. A pesquisa pode ser feita tanto para pequenos valores, quanto para grandes valores. Para realizá-la, é obrigatório informar a entidade devedora e o beneficiário.
Acesse o Portal TJMG, clique na aba Cidadão ou Advogados – Processos – Precatórios.
Nesta página, você pode fazer a consulta por: Ordem Cronológica de Pagamento, Consulta por Beneficiário e Consulta por Devedor.
Além disso, o TJMG disponibiliza nesta página modelos de requisição relacionados aos Precatórios. Os formulários padronização a apresentação das requisições ao Tribunal, evitando possíveis devoluções por falta de informações e documentos. Estão disponíveis modelos de ofício requisitório, requerimento de prioridade e modelo de certidão.

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

imagem do TJRJ
No portal do TJRJ é possível fazer a consulta da situação do Precatório através deste link. Nele, as consultas processuais podem ser feitas por número, nome, OAB, nome do advogado, CPF/CNPJ, protocolo ou sentença.
Para chegar até à página, clique na aba Consultas – Processos – Precatórios.

Tribunal de Justiça de São Paulo

imagem logo tjsp

 

Assim como o TJMG e o TJRJ, o portal do TJSP disponibiliza a consulta aos Precatórios. Ao acessar, é importante ter em mãos dados como nome, CPF, entre outros.

Para chegar até à pagina para consultar Precatórios, você deve clicar em Pesquisa dos Precatórios e Pagamentos – Menu – Pesquisa e, em seguida, clicar em Precatórios.

Como consultar Precatórios Federais?

Os processos contra os entes públicos federais são depositados nos Tribunais Federais. Sendo eles divididos por regiões que contam com vários Estados. Então o credor tem que saber qual é o Estado em que ele mora para não pesquisar sobre Precatórios no tribunal errado.
Por exemplo, pessoas de Minas Gerais que desejam consultar o andamento do processo de Precatórios federais devem acessar o portal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, na Seção Judiciária de Minas Gerais.  
Para facilitar sua vida, a Meu Precatório dividiu abaixo a relação das cinco Regiões de Tribunais do país. Basta clicar no Estado onde o processo tramitou para verificar se existe ou não algum dinheiro para receber.

Página Oficial do TRF da 1ª Região

Seção Judiciária do Acre
Seção Judiciária do Amapá
Seção Judiciária do Amazonas
Seção Judiciária da Bahia
Seção Judiciária do Distrito Federal
Seção Judiciária de Goiás
Seção Judiciária do Maranhão
Seção Judiciária do Mato Grosso
Seção Judiciária de Minas Gerais
Seção Judiciária do Pará
Seção Judiciária do Piauí
Seção Judiciária de Rondônia
Seção Judiciária de Roraima
Seção Judiciária do Tocantins.

Página Oficial do TRF da 2ª Região

Seção Judiciária do Rio de Janeiro
Seção Judiciária do Espírito Santo

Página Oficial do TRF da 3ª Região

Seção Judiciária de São Paulo
Seção Judiciária do Mato Grosso do Sul

Página Oficial do TRF da 4ª Região

Seção Judiciária do Rio Grande do Sul
Seção Judiciária de Santa Catarina
Seção Judiciária do Paraná

Página Oficial do TRF da 5ª Região

Seção Judiciária de Alagoas
Seção Judiciária do Ceará
Seção Judiciária da Paraíba
Seção Judiciária de Pernambuco
Seção Judiciária do Rio Grande do Norte
Seção Judiciária de Sergipe
Para todas as pesquisas, não se esqueça de ter em mãos seu CPF. Mas saiba que a consulta é meramente informativa e, por questão de segurança, não disponibiliza os valores que estão depositados. Pois poderão estar com bloqueio judicial, o que impede o recebimento, tornando-se imprescindível que a pessoa, para obter maiores informações sobre os procedimentos de saque, entre em contato com seu advogado ou com a vara em que o processo judicial está tramitando ou tramitou.


Agora que você conferiu o passo a passo de como consultar Precatórios, aproveita e conheça as nossas calculadoras!

217 Comentários
  • Josiane Folle
    Postado às 15:38h, 27 janeiro Responder

    Boa tarde, minha mãe tem precatórios para receber do Governo do Estado, como ja faz algum tempo não estou conseguindo localizar, como faço? tenho so esse numero 501/1991

    • Breno Rodrigues
      Postado às 16:13h, 08 fevereiro Responder

      Josiane,

      Preciso saber de qual estado se trata para poder te ajudar melhor. Com isso posso te indicar o site para consulta.

      Fico no aguardo 🙂

  • Gilvania santos monteiro
    Postado às 11:43h, 10 fevereiro Responder

    Gostaria de saber se eu tenho algum precatório para receber

    • Breno Rodrigues
      Postado às 14:55h, 15 fevereiro Responder

      Gilvania,

      Você deve consultar o seu nome ou CPF no site do tribunal onde seu processo foi julgado.

      Espero ter ajudado 🙂

  • EDENILDES DOS SANTOS CUSTODIO DE SOUZA
    Postado às 12:49h, 27 abril Responder

    TENHO UM PROCESSO QUE FOI JULGADO EM 2019
    como faco pra saber quando recebo o cvalor

    • Breno Rodrigues
      Postado às 14:15h, 29 abril Responder

      Edenildes,

      Você precisa consultar a movimentação do seu processo para verificar se já teve uma RPV ou precatório expedida. Daí você procura na parte de documentos do processo ou então na parte específica de precatórios do tribunal, com seu nome ou CPF.

      Espero ter ajudado 🙂

Comentar