Saiba como consultar seu precatório na LOA 2024

Atualizado em 20 de novembro de 2023 por Lorenna Veiga

Para aqueles que ainda não estão familiarizados com o termo LOA, não há motivo para preocupação. Neste artigo, vamos explicar o significado. Além disso, apresentaremos um guia passo a passo para realizar essa pesquisa de forma simples e eficiente. Portanto, convidamos você a continuar lendo para esclarecer todas as suas dúvidas.


O QUE É A LOA?

Antes de tudo, é importante relembrar o que é a Lei Orçamentária Anual que chamamos de LOA.

LOA é uma previsão de orçamento da União para o ano seguinte, que deve ser realizada pelo poder executivo e passar pela aprovação do Congresso Nacional. Por exemplo, se a União fosse uma casa, a que LOA seria uma lista com a estimativa de todas as receitas e despesas da família previstas para o próximo ano.

Assim, o poder executivo faz o planejamento e envia uma proposta ao Congresso Nacional. O legislativo, por sua vez, analisa e aprova os gastos estimados pelo governo, caso estejam dentro das diretrizes legais. Entre as despesas previstas na LOA, estão os precatórios federais — dívidas que o governo federal pretende pagar naquele ano.

 

QUAIS PRECATÓRIOS ESTÃO PRESENTES NA LOA?

A LOA é uma previsão de orçamento da União, ou seja, de âmbito federal. Por isso, apenas precatórios federais, de responsabilidade da União e suas autarquias, entram na lista de pagamento.

Um precatório federal é aquele que teve origem em uma causa judicial contra o governo federal e suas autarquias. Além disso, a indenização recebe esse nome quando seu valor é superior a 60 salários mínimos. Antes de consultar a LOA 2024:

  • Tenha certeza de que seu precatório tem origem federal e não estadual ou municipal. Lembre-se que apenas os precatórios federais constam na lista de pagamento;
  • Embora o INSS seja uma autarquia federal, existem casos de exceção em que precatórios do INSS não constam na LOA.  Isso pode acontecer quando o processo começa em um Tribunal de Justiça Estadual e passa a correr nesta instância. Uma vez finalizado, ao invés de entrar na LOA, pode ir para uma lista própria do TJ responsável. Por isso, vale a pena consultar o seu advogado para saber se é o seu caso;
  • Também é importante estar atento para a possibilidade de cancelamento do seu precatório. Em caso de erro, que não foi corrigido a tempo, o título pode ficar de fora da LOA 2024. Além disso, é importante buscar orientações do seu advogado, que saberá informar o status do precatório junto ao tribunal de origem.

 

COMO CONSULTAR A LOA 2024?

Após conferir as condições acima, que podem deixar seu precatório fora da lista, vamos ao passo a passo para consultar a LOA 2024.

É importante salientar que não é possível realizar a busca do seu título com o número do seu CPF, identidade, nome ou qualquer outro dado pessoal. Os precatórios têm um número de identificação próprio e é com ele que você poderá realizar a pesquisa na LOA.

Se você tem dúvidas sobre como encontrar o número do seu precatório, não deixe de ler nossos artigos especiais sobre o tema. Cada tribunal regional federal tem seu próprio método, por isso separamos o TRF1, TRF2, TRF3, TRF4 e TRF5 para guiar a sua consulta. (os precatórios do TRF6 ainda são divulgados pelo TRF1).


ONDE ENCONTRAR O ARQUIVO DA LOA?

A LOA está disponível no site da Câmara dos Deputados. Ao acessar a página, você encontrará links que diferenciam os precatórios de acordo com a instância em que foram expedidos.

           

No fim da página, haverá um link para a lista completa (em PDF). Nela, estarão todos os precatórios, de todos os tribunais. (RELATÓRIO PRECATÓRIOS POR UO CADASTRADORA/ UO DEVEDORA / PRECATÓRIO)

 

 

Após acessar o link, irá abrir um pdf com uma lista de precatórios, portanto tenha o número do seu precatório em mãos.

 

Para pesquisar o seu precatório 

Pelo computador: Aperte as teclas “Ctrl + F” (se for Windows) ou “Command + F” (se for Mac), para buscar um texto na página. Assim que a barra de busca abrir, digite o número do precatório (sem pontuação) e clique em “localizar”.

 

No smartphone: Irá aparecer uma lupa na parte superior do pdf, é nela que você faz a “busca”, inserindo o número do precatório que deseja encontrar na lista.

BUSCA ANDROID

 

Sistema iOS: Você deve clicar no ícone de compartilhar e procurar uma “lupa” com o texto “procure na página”. Pronto!

BUSCA-IOS-1

IMAGEM-BUSCA-IOS-2

 

A LOA 2024 é de suma importância, já que é o primeiro indicativo de que os credores devem receber seus precatórios no próximo ano. Seja como for, é fundamental para o credor entender a composição desse orçamento e acompanhar todas as novidades sobre o tema. Assim, você evita o fator surpresa e fica por dentro do status do seu título.

 

MEU PRECATÓRIO vai ser pago em 2024?

O fato do seu precatório estar na LOA 2024 não significa que ele será necessariamente pago em 2024. Isso porque a Constituição Federal foi alterada em dezembro de 2021, restringindo a quantidade de precatórios pagos por ano. A título de exemplo, ainda existem precatórios de 2022 e 2023 que não foram pagos, gerando uma fila de espera. 

Por outro lado, o Governo criou uma lista de precatórios que serão pagos como prioridade, vale a pena verificar se o seu está nesta lista.

 

Lorenna Veiga

Lorenna Veiga

Artigos: 12

2 comentários

    • Olá Rigolvino, espero que esteja bem!
      Nesse caso o sr. precisa acionar o seu advogado para entender como está o processo, precisamos de mais informações para te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *