fbpx

Fraude em precatórios? Saiba como se proteger!

A possibilidade de fraude em precatórios vem chamando a atenção de credores. Afinal, por se tratar de um bem de valor, o benefício tem sido alvo de golpistas e farsantes. Inclusive, há criminosos especializados em fraudes contra credores de precatórios.

Por isso, deixamos o alerta para que você esteja atento e conheça bem os assuntos que envolvem o tema. Use este blog como sua fonte de informações e mantenha-se sempre atualizado. Dessa forma, poderá se proteger melhor, além de não se tornar mais uma vítima. Então, vamos ver como a fraude acontece e o que fazer para preservar o seu bem? Acompanhe!

 

Polícia Federal desarticula quadrilha de fraude em precatórios

Se você segue as notícias, deve ter visto que uma operação da Polícia Federal chamou a atenção em dezembro do ano passado. O objetivo era desarticular e prender uma quadrilha especializada em saques fraudulentos de precatórios em vários estados do Brasil.

A fraude em precatórios envolvia advogados, donos de cartórios e funcionários de uma agência da Caixa Econômica Federal. Os crimes foram registrados em cinco estados e intrigam pela articulação do golpe. Dentro de uma agência da Caixa, um advogado e um funcionário do banco conseguiam dados de créditos de precatórios pelo país.

Aqui no blog, já explicamos, que os precatórios são créditos oriundos do poder público. Portanto, é natural que o depósito seja feito em um banco público, como a CEF ou o Banco do Brasil.

Pois bem, as informações adquiridas por meio dos bancos eram vendidas a outros dois advogados, que falsificavam os documentos necessários para o saque, com a ajuda dos donos de cartório. Todos foram presos na operação.

Ao todo, a quadrilha realizou 11 saques, que somados chegam a R$1,3 milhão. O valor total, no entanto, pode ser maior, pois, segundo a PF, os falsários tinham informações de precatórios que somavam aproximadamente R$70 milhões.

 

Papel dos advogados nos golpes

Um detalhe no modo de agir da quadrilha traz um alerta importante para os credores, bem como sua relação com os advogados. Na fraude em precatórios desse caso específico, fica claro que os advogados cumpriam um papel fundamental. Além do conhecimento técnico sobre o pagamento do benefício, eram eles que efetivamente sacavam os valores.

Lembra quando falamos sobre isso em outro artigo? É legalmente prevista a possibilidade dos advogados sacarem os precatórios de seus clientes, desde que tenham em mãos os documentos específicos para isso, como a procuração “ad judicia”. Era aqui que entrava a falsificação,  por meio dos cartórios que também faziam parte do esquema.

Especificamente nesse crime, os advogados envolvidos atingiram pessoas que não conheciam. Mas vale ressaltar que há casos em que advogados da causa praticam fraude em precatórios de seus próprios clientes na hora do saque.

Golpistas se passam por servidores para ganhar dinheiro

Além dessa quadrilha desarticulada pela PF em 2019, outra notícia envolvendo golpes contra credores de precatórios chamou a atenção. No Rio Grande do Sul, golpistas se passavam por juízes, servidores ou advogados, ligavam para credores de precatórios e informavam da necessidade de pagamento de uma quantia em dinheiro para a liberação do crédito.

Pois saiba que, em hipótese alguma, a justiça cobrará pelo processo envolvendo precatórios, seja qual for a quantia. Também não é praxe o contato por telefone, já que tudo é disponibilizado em portais especializados, nos quais o credor ou seu representante podem consultar sobre o andamento do caso.

Fique atento também a e-mails maliciosos contendo supostas informações sobre seu precatório. Busque fontes oficiais e canais registrados para consulta.

Como se proteger da fraude em precatórios

A melhor forma de se proteger contra esse tipo de golpe pode ser definida em uma palavra: informação! Aqui no blog, você encontra muitos artigos, que vão esclarecer todas as suas dúvidas. Sem contar a disposição da nossa equipe, sempre de prontidão para responder suas perguntas. Além disso, é importante estar a par sobre o processo dos precatórios:

 

Tudo isso é fundamental para que você não seja vítima de aproveitadores, que tomam posse dessas informações a fim de conquistar um patrimônio que é seu por direito.

O advogado é figura essencial em um processo envolvendo precatório, e não podemos colocar todos os profissionais sob o mesmo olhar negativo. Por isso, estabeleça uma relação de estrita responsabilidade com seu advogado, informe-se e procure se inteirar sobre seu processo.

 

Antecipar o benefício pode ser uma saída segura

Enquanto o precatório aguarda na fila de pagamentos, ele pode se tornar alvo de golpistas. Isso aumenta o ciclo de tensão e a preocupação, que já envolve todo o processo e sua espera.

Uma saída para evitar o risco pode ser justamente a antecipação do crédito. A venda de precatórios pode ser feita de forma segura e por intermédio de empresas especializadas, com seriedade e renome no mercado. Aqui no blog, temos uma série de artigos explicando o processo de venda e de como ele poder ser seguro, eficiente e benéfico, além de totalmente legal e ágil.

Nós do MEU PRECATÓRIO podemos te ajudar a realizar essa tarefa de ponta a ponta, da mesma forma dedicada e sincera que colocamos o nosso conhecimento à sua disposição. Afinal, queremos que você se informe e saiba cada vez mais sobre seu direito. Entre em contato com a gente!

Nenhum Comentário

Comentar