Meu Precatório lança calculadoras para o credor

Atualizado em 22 de abril de 2021 por Flávia

O blog Meu Precatório foi criado em 2017 com o intuito de simplificar as informações sobre o pagamento de precatórios para o credor. Afinal, sabemos que o tema não é tão simples e que a maior parte dos sites que falam sobre isso usam termos jurídicos e difíceis de entender.

Desde então, sempre recebemos muitas perguntas e dúvidas dos nossos leitores. Entre os questionamentos mais comuns:

  • Quando vou receber meu precatório?
  • Qual o valor atualizado do meu precatório?
  • Quanto pagariam em meu precatório se eu quisesse vender?

Com isso em mente, reunimos nosso time para pensar em uma solução capaz de oferecer todas as respostas de uma maneira rápida. O foco também era priorizar nossa maior qualidade: trazer informação de forma simplificada.

Depois de muito pensar em meios para solucionar o problema, chegamos em uma alternativa. Ou melhor, três. Foi assim que surgiram as três novas calculadoras da Meu Precatório, que estão sendo lançadas nesta semana.

1ª Calculadora: data do pagamento de precatório

Calculadora de tempo de recebimento de precatório

A primeira calculadora responde a uma das perguntas mais frequentes do credor. Afinal, quem está na longa fila de espera só quer saber de uma coisa: “quando vou receber meu precatório?”

Por mais simples que possa ser, a questão levou a nossa equipe a um trabalho de pesquisa bem minucioso. O objetivo era identificar a situação do pagamento de precatórios em mais de 5 mil municípios brasileiros e 27 estados. E não foi nada fácil! Mas estamos bastante orgulhosos com o resultado.

Quer fazer um teste? Então, veja como funciona a calculadora que projeta o prazo para você receber seu precatório.

2ª Calculadora: o valor atualizado para o credor

Qual serpa o valor atualizado do meu precatório hoje?

Já o valor atualizado do precatório foi relativamente menos trabalhoso. Pelo menos quando pensamos na resposta. O desafio foi desenvolver a calculadora.

Para isso, pesquisamos várias calculadoras para saber qual era a melhor e mais amigável maneira de dispor os resultados para você, credor. Utilizamos o mínimo de informações necessárias para realizar o cálculo, que é bem próximo ao utilizado nos tribunais.

Que tal já experimentar? Conheça as funcionalidades da calculadora, que fornece o valor atualizado do precatório.

3ª Calculadora: o valor de venda do precatório

Calculadora de oferta de compra de precatório

Para responder sobre quanto valeria seu precatório no mercado, foi feito um esquema de dar inveja a operações da Polícia Federal, com seus nomes pomposos. Brincadeiras à parte, foram vários meses de oferta de precatórios inexistentes aos maiores compradores do mercado a fim de entender como eles precificavam benefício do credor.

Além disso, criamos planilhas de engenharia reversa para entender como eles chegaram nos valores. Até que encontramos uma fórmula, que serviria para a maioria dos precatórios.

Quer entender como isso funciona? Faça uma simulação na calculadora e descubra o valor de mercado de seu precatório.

A fórmula vai depender de várias informações, que variam de credor para credor. Vale fazer uma ressalva sobre os compradores, uma vez que nem sempre fazem as ofertas mais transparentes.

Em síntese, eles acrescentam impostos indevidos ou com alíquotas superiores, induzindo o credor ao erro. Mas aqui é diferente. Você tem a liberdade, inclusive, de ver vários cenários de precificação e entender como a oferta é feita.

Acesse aqui a terceira calculadora!

Como as calculadoras podem ajudar o credor

Essas calculadoras servem para que você fique mais consciente de tudo o que acontece e que, assim, sinta-se confortável para tomar a melhor decisão possível. Afinal, sabemos o quanto pode ser difícil esperar ou vender um crédito, sem ter muito conhecimento sobre os precatórios.

O principal objetivo deste artigo é oferecer mais autonomia ao credor. Dessa forma, você não depende de ninguém para entender o que está acontecendo com seu precatório. Enfim, o mais importante é que as calculadoras foram feitas para você. E precisamos da sua ajuda! Teste o máximo possível. Envie para amigos, conhecidos e parentes para que possamos ter a certeza de que fizemos um bom trabalho e que esclarecemos as suas dúvidas.

Se encontrar erros ou quiser sugerir melhorias, entre em contato com a gente. Estamos sempre tentando melhorar o nosso blog, e sua opinião é fundamental para isso.

Aproveite!!!

calculadora de precatórios

Breno Rodrigues

Breno Rodrigues

Artigos: 189

36 comentários

    • Igor,

      Isso acontece porque ao coletarmos os devedores do TJGO não tinha uma lista com o INSS. Mas para fins de cálculo, pode selecionar o TRF1 que o resultado é o mesmo.

      Espero ter ajudado 🙂

  1. Tenho um valor de 3980;00tres mil novecentos e oitenta reais de u artigo 29
    A ser pago mês 05 maio, tenho interesse em vendelo,passo procuração,vocês me fariam uma oferta para já.estou precisando muito vender.me façam uma proposta e fazemos um acordo.

  2. Boa tarde meu nome é Selma foi encontrado 5 precatórios em nome da minha mãe Maria José Ferreira só que a pessoa que encontrou sumiu com todos os processos e até hoje estou aguardando ela aparecer pois a mesma mora em Anápolis e não atende mais o telefone como posso fazer pra encontrar?

    • Selma,

      Você pode nos enviar o CPF da sua mãe e o tribunal onde os processos foram iniciados que fazemos a consulta para você.

      Fico no aguardo 🙂

        • Selma,

          Eu preciso saber o tribunal onde o processo foi julgado. Sem isso não consigo verificar se tem precatórios pois a consulta é individualizada por tribunal, não existindo uma base de dados única.

          Fico no aguardo 🙂

  3. Boa tarde!
    Gostaria de saber, se tenho direito e quanto?
    Desde já agradeço

    Remetido ao DJE
    Relação: 0202/2019 Teor do ato: Os dados da requisição estão de acordo com o cálculo aprovado na decisão dos autos principais, de modo que defiro a expedição do RPV, pelo valor de R$1.193,91. A partir da liberação do ofício requisitório, o sistema remeterá a notificação ao Portal do Devedor. Int. Advogados(s): Leandro Camara de Mendonça Utrila (OAB 298552/SP)

    RELAÇÃO Nº 0202/2019
    Processo 0006672-98.2019.8.26.0053 (processo principal 1038185-38.2017.8.26.0053) – Cumprimento de Sentença contra a Fazenda Pública – DIREITO PREVIDENCIÁRIO – Marcos Aurelio Ribeiro dos Santos – Vistos. Aguarde-se o pagamento do RPV. Int. – ADV: LEANDRO CAMARA DE MENDONÇA UTRILA (OAB 298552/SP)

    Movimentações

    Exibindo 5 últimas. >>Listar todas as movimentações.
    Data Movimento
    03/10/2019 Certidão de Não Consulta ao Teor da Informação – Contagem de Prazo do Ato – Expedida
    Certidão de Não Leitura – Contagem de Prazo do Ato
    24/09/2019 Certidão de Publicação Expedida
    Relação :0202/2019 Data da Disponibilização: 24/09/2019 Data da Publicação: 25/09/2019 Número do Diário: 2898 Página: 1572
    23/09/2019 Remetido ao DJE
    Relação: 0202/2019 Teor do ato: Vistos. Aguarde-se o pagamento do RPV. Int. Advogados(s): Leandro Camara de Mendonça Utrila (OAB 298552/SP)
    20/09/2019 Certidão de Remessa da Intimação Para o Portal Eletrônico Expedida
    Certidão – Remessa da Intimação para o Portal Eletrônico
    20/09/2019 Despacho
    Vistos. Aguarde-se o pagamento do RPV. Int.
    Petições diversas

    • Marcos,

      Pelo valor creio que este RPV é a respeito da sucumbência de seu advogado, que é cerca de 10% do valor da causa. Assim o que você teria direito seria próximo a 12 mil reais, mas não consegui ver se já foi expedido em seu nome ou apenas pro advogado.

      Espero ter ajudado 🙂

      • Bom dia! Desculpa ficar te incomodando, mas essa é a única forma que eu consigo tirar as minhas dúvidas!

        Essa mensagem está no meu processo também e eu não sei o que significa

        /09/2019 Número do Diário: 2898 Página: 1572
        23/09/2019 Remetido ao DJE
        Relação: 0202/2019 Teor do ato: Os dados da requisição estão de acordo com o cálculo aprovado na decisão dos autos principais, de modo que defiro a expedição do RPV, pelo valor de R$1.193,91. A partir da liberação do ofício requisitório, o sistema remeterá a notificação ao Portal do Devedor. Int. Advogados(s): Leandro Camara de Mendonça Utrila (OAB 298552/SP)

        • Marco Aurélio,

          Não é incômodo nenhum, fique tranquilo. 🙂

          Isso quer dizer que os dados da RPV estão ok. Com isso ela foi expedida e encaminhada para o devedor.

          Espero ter ajudado 😀

        • Marcos,

          Não consigo te afirmar. Pelo valor eu diria que seria honorários de sucumbência do seu advogado. Mas o ideal é verificar com ele.

          Espero ter ajudado 🙂

    • Lígia,

      Infelizmente não. Mas se você fizer os cálculos com o Tribunal de Justiça estadual e o mesmo devedor, os resultados são bem próximos.

      Espero ter ajudado 🙂

  4. Estou comprando um precatoria da prefeitura de Juiz de Fora. Como faço isso? Tem que ser através de cessão de direito em cartorio ou pode ser particular?
    Qual o segundo passo?
    Obg

    • Márcia,

      Você deve registrar a cessão do crédito em cartório e peticionar no processo para que a mudança de tituaridade seja feito. Pode ser por instrumento particular ou escritura pública.

      Espero ter ajudado 🙂

  5. Chegou uma carta pro meu vô que era policial rodoviário federal ,de uma causa ganhar em Alagoas dos 3,17 , queria saber se vcs tem alguma informação

    • Francisco,

      Cada processo é único, então por mais que o assunto seja o mesmo, é necessário através do numero do processo ou do CPF de seu avô verificar as movimentações dele.

      Espero ter ajudado 🙂

  6. Infelizmente não é possível utilizar as calculadoras, pois precisa criar login e senha no site mas só dá erro. Fica informando “Não foi possível salvar usuário: 1 erro”. Esse erro dá tanto para criar conta por e-mail, como com facebook e google.

    • Thiago,

      Nossos programadores estavam de férias e só puderam mexer no sistema nas últimas semanas. O problema aparentemente foi resolvido. Dê uma olhada e me fale se funcionou para você.

      Muito Obrigado pelo feedback 😀

    • Izilda,

      Depende se o processo é digitalizado ou não. Se não for você terá que digitalizar por conta própria. Caso contrário é necessário acessar o sistema do tribunal para poder baixar as peças.

      Espero ter ajudado 🙂

  7. Boa noite Breno, obrigada pelos seus esclarecimentos, tem nos ajudado bastante. Meu marido tem um precatório alimentar junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo. Ja esta na fila de prioridades, em ordem cronológica desde 2020. Por gentileza poderia nos informar sobre a data estimada de pagamento, valor atualizado e valor de venda? Não consegui utilizar as calculadoras. Cpf dele é 170.428.958-00. Se puder me enviar um e-mail, agradeço muito. (lu.cardosoo@gmail.com)

    • Olá Luci, tudo bem?

      A gente não conseguiu identificar nenhum erro na calculadora. Você pode nos ajudar descrevendo melhor o que aconteceu e onde aconteceu? Pode ser tanto por aqui quanto por e-mail.

      Muito Obrigado 🙂

  8. Boa noite Breno! Gostaria de saber se você consegue ver pra mim, o valor atualizado do meu precatório número 128165, processo administrativo número 030086/0300/14-4, origem Porto Alegre/RS ( 1a. Vara Fazenda Publica) orçado no ano de 2015, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), o qual aguardo pagamento e também se consta número de fila de espera? Um abraço!

    Meu CPF 375 887 530 / 72

  9. Boa tarde Breno, eu e meus 3 irmão temos um precatório fedral a receber, mas meus três irmãos fizeram uma declaração pedindo de concordancia que o deposito do precatório deles sejam depositados todos na minha conta e eu fiz uma declaração concordando que aceito o deposito do precatório deles.. O advogado juntou no processo. Queria saber se isso pode ser feito ou se cada precatório é obrigado a vir no nome de cada um em separado o precatório? Pois uns falam que posso receber por eles com essa declaração outros falam que não. Me tira essa duvida por favor desde já agradeço.

    • João,

      Depende, talvez seja necessário que este valor ou seja doado a você com retenção de imposto, ou que você seja tratado como inventariante no processo, e o valor depositado na sua conta. Apenas com estas declarações, a princípio, não seria possível.

      Espero ter ajudado 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *