fbpx

Quando serão pagos os Precatórios do TRF1?

Como dizemos nos posts anteriores sobre o TRF2 e TRF5, acompanharíamos a situação dos outros tribunais. E, aparentemente o TRF1 deu alguma movimentada, o que faz com que possamos divulgar em um post aqui. Saiba o que mudou sobre os Precatórios do TRF1 abaixo.

Relação entre o CJF e o pagamento de Precatórios do TRF1

Dissemos anteriormente no post da liberação do dinheiro por parte do CJF que isso era um ótimo indício para pagamento. Como explicamos, o fato do dinheiro já estar disponível na conta dos tribunais, força os TRFs a se movimentarem para o pagamento.

Como não podem utilizar o dinheiro dos precatórios para nenhum outro tipo de despesa, não há porque segurar o dinheiro do credor ao invés de fazer o pagamento. O pessoal do TRF1 não seria tão sádico desta maneira.

Assim esse foi o primeiro bom indício sobre o assunto, mas não o único.

O que diz o tribunal?

Qualquer credor que é mais ansioso sempre questiona o prazo de pagamento já que em 2019 os pagamentos foram antecipados. Apesar de nossa descrença inicial, o CJF liberou o dinheiro no mesmo período que no ano passado, possibilitando o adiantamento do pagamento.

Mas se você acessa a página do TRF1 não encontra nada. Nenhum indicativo, notícia ou sinal de fumaça sobre o pagamento dos precatórios. Nem a frase que o pagamento pode ser feito até dezembro parece mais no site.

Daí o credor pode ficar desanimado, desiludido, sem vontade para cantar uma bela canção. Mas para isso existe a Meu Precatório e seu, não tão grande assim, time investigativo! Onde nunca deixaremos o credor na mão!!

O que mudou agora para os precatórios do TRF1?

Da mesma forma que em outros tribunais fomos alertados pelos nossos leitores que haviam mudanças, ocorreu no TRF1. Por isso agradecemos aos leitores Silas, Josias, Juliano e Manuel.

Começamos a receber vários comentários perguntando a mesma coisa: O que significa a frase abaixo:

A frase em si parece pouca coisa, mas dentro do contexto de depósito já realizado nas contas do TRF1 explicamos o que significa.

A emissão de ordem bancária é como se fosse o DOC/TED do tribunal para o pagamento de despesas. Ou seja, já foi dado o início para o pagamento de alguns precatórios! Podemos comemorar!

Dessa forma, acreditamos que todos os precatórios alimentares previstos para pagamento em 2019 começarão a ser pagos no mês de abril. Porém sem a confirmação oficial do tribunal não conseguimos informar se todos os precatórios serão efetivamente pagos agora.

Meu precatório não teve mudança e agora?

Pelo que vimos, neste primeiro momento apenas precatórios alimentares tiveram essa mudança. Pesquisamos cerca de 10 precatórios alimentares de números aleatórios e todos eles constam a mesma movimentação processual abaixo.

E os precatórios comuns do TRF1?

Já os precatórios comuns não tiveram nenhuma alteração, infelizmente. Pesquisamos também a mesma amostragem de precatórios comuns, a maioria deles de desapropriação, e nada.

Isto estaria em linha com o calendário de pagamento divulgado pelos outros tribunais em que os precatórios comuns teriam pagamento previsto para maio.

Dessa forma, se você possui um precatório comum sugerimos que daqui a quase um mês verifique a movimentação de seu processo no site do TRF1. E que conte para gente se houve alguma mudança. A sua ajuda é crucial para que consigamos deixar a Meu Precatório melhor a cada dia!

 

Você credor do TRF1, conseguiu conferir se houve alguma mudança na movimentação do processo? Caso você não saiba como fazer isso, temos um post que ensina o passo a passo de fazer a consulta. E se ainda tiver alguma dúvida conte pra gente. Teremos o maior prazer em respondê-lo.

 

Até o próximo post!

201 Comentários
  • Dermeval César Garcia Leal
    Postado às 19:27h, 27 março Responder

    Boa Noite, Breno.

    Que ótima notícia, mesmo sendo de um tribunal diferente do que corre o meu processo (no meu caso TRF3), fico feliz por nossos amigos credores que tem seu processo lá. E é claro que isso aumenta a ansiedade, mas também a esperança que já já teremos notícias assim no TRF3. Agradeço por nos trazer assim de primeira mão essas informações, o parabenizo e desejo sempre, sucesso !!!

    • Breno Rodrigues
      Postado às 07:50h, 29 março Responder

      Dermeval,

      A Sônia me mandou uns links de notícias que dizem que o TRF3 também começará o pagamento em Abril, estou compilando os dados e monitorando alguns precatórios para ver se há alguma mudança e eu poder postar aqui, mas creio que está realmente perto e que os credores do TRF3 não ficarão para trás.

      Muito obrigado por ser um vistante tão ativo em nosso blog 😀

      • Tatiana
        Postado às 10:20h, 29 março Responder

        Bruno estou aguardando ansiosamente pelo seu post com as novidades do TRF3 !!!!!

        Parabéns pelo excelente blog sempre com notícias fresquinhas.

        • Breno Rodrigues
          Postado às 19:02h, 01 abril Responder

          Tati,

          Como você mesma alertou, antes de mim inclusive, saiu! Criamos um post novo sobre isso. Dá uma conferida!

          Muito Obrigado por sua participação ativa no blog!

    • Tereza
      Postado às 12:08h, 11 abril Responder

      Bom dia ta assim meu processo 5760. Reqisicao de pagamento remetido trt aguardando cumprimento na. Frenti ta complemento migrada aotrt1 se rpv previsao de pqgamento entre 45 e 60 dias quando recebo obrigado

      • Breno Rodrigues
        Postado às 09:25h, 15 abril Responder

        Olá Tereza, tudo bem?

        Você deve receber em até 60 dias contados a partir da data que aparece essa movimentação.

        Espero ter ajudado 🙂

  • Dermeval César Garcia Leal
    Postado às 19:30h, 27 março Responder

    PS:

    Amiga Sonia

    Espero que esteja acompanhando o blog, e juntos vamos torcer para que em breve seja assim no TRF3. Um abraço.

  • João Lemos
    Postado às 19:47h, 27 março Responder

    Boa noite…
    Meu precatório será pelo trf-4, nº do processo 5021817-22.2018.4.04.9388
    Ano passado, a previsão de pagamento era entre 10 e 15 de novembro de 2018, e acabou antecipado para 10 e 15 de abril, no dia 22 de março o dinheiro dos precatórios alimentares já tinha sido depositado, e o saque disponível no dia 4 de abril…
    Esse ano nenhuma atualização até agora sobre o depósito do dinheiro…

    Alguma explicação de porque ainda não foi depositado ?
    Gostaria de saber se o mais tardável de receber é no dia 15 de abril já que a data é entre 10 e 15 de abril ?

    Ano passado fiz o saque do meu precatório normalmente, pois eram duas requisições, uma minha, e outra do advogado, esse ano o precatório é apenas uma requisição, tendo a minha parte como “beneficiário”, e o advogado como “honorário”, eu posso ir sacar quando estiver disponível ? ou apenas o advogado pode fazer o saque e depois repassar a minha parte ?

    Obrigado.

    • Breno Rodrigues
      Postado às 07:29h, 29 março Responder

      Olá João, tudo bem?

      Quanto a antecipação do pagamento, como a constituição prevê até o dia 31 de dezembro do ano de vencimento, a antecipação não é obrigatória e depende do repasse do CJF, que aconteceu um pouco mais tarde em relação ao ano passado. A data de 10 a 15 é para o depósito do dinheiro, não para o saque. Desta forma, ir ao banco no dia 15 pode ser perda de tempo. Como eles não lançaram um calendário informando sobre a emissão dos alvarás de levantamento, o ideal é acompanhar a movimentação do processo ou esperar algo entre 15 a 30 dias para poder fazer o saque.

      Já sobre os honorários, tanto você quanto seu advogado podem fazer o saque e repassar a parte para o outro. Desta forma, faça o que achar que seja mais fácil para você e ele.

      Espero ter ajudado 🙂

      • João Lemos
        Postado às 15:41h, 30 março Responder

        Breno, muito obrigado pela sua atenção, o Blog está de parabéns.
        Você acredita que os precatórios alimentares serão depositados nesta primeira semana de abril ? Ou você acha que pode acabar ficando para a data limite (15 de abril) ?
        Um abraço

        • Breno Rodrigues
          Postado às 18:58h, 01 abril Responder

          João,

          Cremos que o depósito será feito na primeira quinzena com o saque já para a segunda quinzena, por causa do alvará de levantamento. Mas isso é um chute, baseado nos anos anteriores. Espero que estejamos certos!

          Espero ter ajudado 😀

  • Sonia
    Postado às 23:42h, 27 março Responder

    Boa noite Breno.
    Parabéns pelo artigo e pela ótima informação nesse post!!
    Sempre informando e ajudando a todos.
    No TRF3 tbm acontece essa mesma resposta na pesquisa.
    Realmente é muito desanimador para os credores.
    Espero que aconteça o mesmo com o TRF3.
    Vamos aguardar.

    • Breno Rodrigues
      Postado às 07:53h, 29 março Responder

      Sônia,

      Recebi os links e estou compilando as informações para poder fazer algo semelhante para o TRF3 assim que estiver uma confirmação mais segura. Mas creio que nos próximos dias teremos boas notícias.

      Muito Obrigado pela sua ajuda 🙂

    • Ligia
      Postado às 19:23h, 29 março Responder

      Que ótima notícia Breno?
      No meu processo apareceu essa mensagem, agora é cruzar os dedos pra que comecem os pagamentos em Abril..Muito obrigada pelas informações!!

  • Giovanna
    Postado às 14:24h, 29 março Responder

    Olá!
    O processo do meu pai está com a situação “SOBRESTADO” desde 08/2018. Porém, o precatório está na LOA de 2019. Acha que essa situação pode impedir o pagamento? Está no TRF3.

    • Breno Rodrigues
      Postado às 16:49h, 29 março Responder

      Olá Giovanna tudo bem?

      Depende. Tem que ler o documento que põe e sobrestado. O TRF3 coloca em sobrestado um precatório que ainda não foi pago. Olha o que está escrito na decisão de outro precatório:
      “Tendo em vista que nestes autos ainda pende pagamento da verba devida à parte autora a ser concretizado por meio de PRECATÓRIO, previsto para o exercício de 2019, SOBRESTE-SE o feito até a informação do depósito pelo E. TRF3”
      Então, neste caso específico, o sobrestado é apenas um aguardo do pagamento. Assim se há a mesma frase no seu processo, pode ficar tranquila.

      Espero ter ajudado 😀

      • Giovanna
        Postado às 15:09h, 02 abril Responder

        Olá Breno! Obrigada pelo retorno, ontem o PAGO TOTAL apareceu para nós!!! 😀
        Advogado irá se informar melhor hoje e caso conseguimos sacar informo vocês.

        • Breno Rodrigues
          Postado às 17:43h, 03 abril Responder

          Giovanna,

          Que ótimo! Falta só ver se já houve a liberação do alvará de levantamento. Segundo alguns leitores isso já foi feito e já realizaram o saque.

          Muito obrigado por sua contribuição! 🙂

  • Sonia
    Postado às 15:24h, 29 março Responder

    Boa tarde Breno!!
    Esses links são muito incertos né,.
    Minha esperança são seus artigos que só contém as verdades sobre os precatorios.
    Fico sempre no aguardo.
    Afinal,são tantos anos de espera e a ansiedade é muito grande. Rsrsr…
    Ficamos no aguardo
    Obrigada.?

  • Laerte
    Postado às 10:01h, 30 março Responder

    Bom dia Breno, parabéns pelo excelente trabalho.
    O precatório que irei receber é pelo TRF-4, de origem alimentar, sendo assim acho que não necessita de alvará.
    Assim que depositado posso fazer o saque ?
    Até 15 de abril será feito o depósito ?

    • Breno Rodrigues
      Postado às 19:01h, 01 abril Responder

      Laerte,

      Na verdade todos os precatórios tanto comuns quanto alimentares precisam de alvarás para serem sacados. Apenas RPVs que não precisam disso. Assim demora um pouco a partir do efetivo depósito, esperamos que seja algo entre 10 a 15 dias.

      Espero ter ajudado 😀

  • Edgard Muller
    Postado às 15:58h, 01 abril Responder

    Boa tarde Breno,
    O status do meu PRC no TRF3 mudou e esta assim,”Situação de requisição -PAGO TOTAL – Informado ao Juízo”.
    Qual sera os próximos passos?

    Grato

    • Breno Rodrigues
      Postado às 16:13h, 01 abril Responder

      Olá Edgard, tudo bem?

      Apesar do pagamento ter sido efetuado, precatórios precisam de um alvará de levantamento pelo juiz para que o saque seja feito. Para que não vá a toa ao banco recomendo que espere entre 10 a 15 dias para poder ir fazer o saque.

      Espero ter ajudado 😀

  • Tatiana
    Postado às 16:11h, 01 abril Responder

    TRF3 acabou de liberar a consulta da requisição de pagamento.

    Uhulllllllllllllllll!!!!!!!!!!!!!

    • Breno Rodrigues
      Postado às 16:15h, 01 abril Responder

      Ei Tati,

      Acabamos de ver isso aqui e vamos soltar um texto ainda hoje com essa novidade.

      Muito obrigado pelo aviso! 🙂

  • Edgard Muller
    Postado às 16:21h, 01 abril Responder

    Boa tarde Breno,

    Ok vamos aguardar os 15 dias .

    Muito obrigado,esse sim é um primeiro de Abril de verdade KKK

    • Breno Rodrigues
      Postado às 18:16h, 01 abril Responder

      Fala Edgard!

      Esperamos que saia antes, mas é melhor aguardar um tempinho apesar da grande ansiedade. De toda forma a páscoa será gorda! 😀

      Espero ter ajudado 😀

  • Dermeval César Garcia Leal
    Postado às 16:28h, 01 abril Responder

    Boa Tarde Breno

    Ótimas notícias !!!

    A cabei de consultar meu precatório e o status

    Requisição de Pagamentos
    Momento da consulta: segunda-feira, 1 de abril de 2019 às 15:50

    Procedimento PRC
    Número 20180058184
    Data prococolo TRF 02/04/2018 17:51:16
    Situação do protocolo REGISTRADA
    Ofício Requisitório 20180000362R
    Juízo de origem JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DE PIRACICABA SP
    Processos originários 0004236-53.2013.4.03.6326
    Requerido FUNDO DO REGIME GERAL DE PREVIDENCIA SOCIAL
    Requerentes DERMEVAL CESAR GARCIA LEAL
    Advogado ENESIO JORGE DE SOUSA FERREIRA
    Ano da proposta 2019
    Data conta de liquidação 01/01/2018
    Valor solicitado
    Valor inscrito na proposta
    Situação da requisição PAGO TOTAL – Informado ao Juizo
    Banco BANCO DO BRASIL S/A
    Natureza ALIMENTÍCIA

    Agradeço por tudo e continuarei acompanhando e indicando o blog . Abração!!!

    • Breno Rodrigues
      Postado às 18:55h, 01 abril Responder

      Valeu Dermeval!

      A partir de seu comentário e de outros leitores fizemos um novo post alertando sobre o pagamento!

      Agradecemos muito a sua contribuição! 🙂

  • JOSUÉ MACHADO SALES
    Postado às 21:28h, 01 abril Responder

    PRAZER,BRENO!! ACOMPANHO SEU BLOG,PARABÉNS. TORCENDO POR TODOS,QUE ASSIM COMO EU,ESTÃO ANSIOSOS E NO AGUARDO DE COISAS POSITIVAS. MEU PROCESSO É O 7721920184019198 TRF1
    TAMBÉM RECOMENDAREI À OUTRAS PESSOAS,SEU MAGNIFICO BLOG.

    • Breno Rodrigues
      Postado às 18:16h, 03 abril Responder

      Olá Josué tudo bem?

      Nós que agradecemos sua visita. 😀

      Seu precatório teve o valor depositado na Caixa já, agora basta aguardar a liberação para o saque.

      Espero ter ajudado 😀

  • Eder
    Postado às 09:13h, 02 abril Responder

    Bom dia Breno!

    Quantos dias pode levar esse procedimento “AGUARDANDO EMISSÃO DE ORDEM BANCÁRIA PELA EXECUÇÃO FINANCEIRA”

    Outra pergunta esse Alvará e enviado a quem? Somente banco ou Cliente ou Advogado?
    Quem saca o valor?
    E como saber o valor total depositado?

    Obrigado pela Atenção..

    • Breno Rodrigues
      Postado às 13:43h, 02 abril Responder

      Éder,

      Como dito no post, sem um calendário de confirmação não tem como fazer previsões muito acertadas. a tendência é que seja pago ainda em abril com a liberação do saque até o mês de maio. O valor pode ser sacado tanto pelo advogado quanto pelo próprio credor.

      Já o valor depositado é informado através de um comprovante de depósito apenas no processo.

      Espero ter ajudado 😀

  • Eder
    Postado às 14:45h, 02 abril Responder

    Boa tarde Breno !

    Movimentação no TRF1

    02/04/2019 14:05:00 40510 VALOR DEPOSITADO NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

    • Breno Rodrigues
      Postado às 17:44h, 03 abril Responder

      Olá Eder, tudo bem?

      Que maravilha! Falta apenas a liberação do alvará de levantamento para que o saque seja feito. Esperamos que isso não demore muito.

      Espero ter ajudado 😀

  • Juliano
    Postado às 15:01h, 02 abril Responder

    02/04/2019 14:05:00 40510 VALOR DEPOSITADO NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

    Essa é a última atualização do TRF1

    • Breno Rodrigues
      Postado às 18:06h, 03 abril Responder

      Juliano,

      Isso quer dizer que está bem perto. Só falta o alvará de levantamento para que o saque seja feito.

      Espero ter ajudado 😀

Comentar