Precatórios do TRF2 serão pagos em abril de 2019

Atualizado em 14 de fevereiro de 2020 por Flávia

É isso mesmo credor capixaba e fluminense, você não leu errado! Alertados pelo nosso leitor Robson Carvalho, verificamos a notícia. O Tribunal Regional Federal da 2ª Região divulgou o calendário de pagamento de precatórios 2019. Com isso o TRF2 já é o segundo a antecipar o pagamento de precatórios.

Assim como no ano passado, os precatórios do TRF2 serão pagos antecipadamente. Assim, não precisa mais esperar até o final do ano para poder receber o seu dinheiro!

Calendário de pagamento de precatórios do TRF2

Assim como no TRF5, o calendário de pagamento foi divulgado este mês de fevereiro. Ele também contempla a diferenciação das datas para precatórios alimentares e comuns. Confira!

O início dos pagamentos será em março de 2019. Com isso a previsão de saque, segundo o próprio tribunal é para a primeira quinzena de Abril. Mas é bom lembrar que o saque do precatório depende de um alvará expedido pelo juiz da ação. Desta forma, apesar de estar previsto para Abril, pode ocorrer ligeiros atrasos no saque.

Já os precatórios comuns serão pagos em abril de 2019. Ficando a previsão do saque para a primeira quinzena de Maio. Precatórios que foram parcelados, remanescentes da Emenda Constitucional 30, também serão pagos em abril. Mas ao contrário dos comuns, não há uma previsão de possibilidade de saque, já que há dependência da expedição do alvará.

Onde posso sacar os precatórios do TRF2 de 2019?

Não há uma definição antecipada de qual banco público, Caixa ou Banco do Brasil, será utilizado. Desta forma, o ideal é fazer a consulta ao seu precatório e verificar na movimentação do processo. Lá aparecerá tanto que o saque foi realizado quanto em qual banco.

Como realizar o saque dos precatórios?

É bem simples e não precisa de levar muita coisa ao banco. Basta estar com algum documento de identificação com o CPF, além de comprovante de residência. O tribunal recomenda também levar anotado o número do precatório, para poder facilitar.

Lembrando que o saque pode ser feito em qualquer agência da rede, não sendo necessário ir a outra cidade ou a uma agência dentro do fórum.

 

E aí credores do TRF2, animados com a notícia? Já ansiosos para receber o dinheiro de vocês em abril? Eu também estaria!! Quanto aos credores do TRF1, TRF3 e TRF4, não fiquem tristes. É possível que nas próximas semanas, boas notícias também sejam divulgadas.

 

Até o próximo post!

Breno Rodrigues

Breno Rodrigues

Artigos: 189

148 comentários

    • Olá Fabrício, tudo bem?

      O CJF emitiu uma nota nessa semana informando que todos os tribunais já estão com o dinheiro em conta para fazer os depósitos. Desta fora, não deve demorar muito para sair uma notícia. Mas, mesmo que não saia, comparando com o ano passado, o TRF3 não emitiu nenhum calendário formal. Mas os pagamentos foram todos realizados até julho.
      Como no ano passado os pagamentos começaram a ser liberados em abril, a tendência é que isso ocorra novamente.

      Espero ter ajudado 🙂

      • Olá Pat, tudo bem?

        Depende do processo. O ideal é verificar a movimentação de seu precatório pelo site do TRF1. Lá aparecerá se o pagamento foi feito ou não e se o alvará já foi expedido.

        Espero ter ajudado 🙂

  1. vou recber meu precatorio agora ,,abril,,ou maio,,,tenho o numero e o valor,,,,120.000,00,a duvida é:::este valor ja esta sem o valor advogaticio??????

    • Olá Roberto tudo bem?

      Não tenho como saber sem olhar o processo. Na maioria das vezes os honorários do advogado não estão separados do valor do precatório, sendo alguns poucos casos que o advogado faz o pedido de separação do precatório. Assim, o ideal é verificar no processo originário quantos ofícios requisitórios foram expedidos. Se for mais de um, o honorário estaria separado.

      Espero ter ajudado 😀

  2. Oi Breno.
    TD bem
    Aproveitando a resposta dada ao Sr. BRASILIANO,gostaria de saber sobre os precatórios que começam com 2018.
    N° 20180059096
    Desde já agradeço sua atenção.

    • Olá Sonia, tudo bem?

      O seu caso é de precatórios do TRF3, no caso do Brasiliano de precatórios do TRF2. Assim para entender melhor sobre o pagamento do seu precatório dá uma lida neste artigo aqui.

      Espero ter ajudado 🙂

  3. Boa tarde.

    Eu sou aposentado pelo IBGE e tenho o atrasado de uma Gratificação GDIBGE para receber por precatório. Pelo que vi, meu processo ainda não foi aprovado. Assim mesmo eu terei direito de receber? Meu CPF 180.402.689-15

    • Olá Manoel, tudo bem?

      Pelo que vi, seu processo ainda não transitou em julgado, ou seja, você ainda não ganhou a causa. Dessa forma não tenho como afirmar se você tem ou não direito a receber porque isso não foi definido ainda.

      Espero ter ajudado 🙂

    • Olá Michelle, tudo bem?

      Depende do ano de expedição, ou de vencimento do seu precatório. Apenas com isso que consigo te dar uma estimativa.

      Fico no aguardo 🙂

    • Olá Alessandra, tudo bem?

      O TRF1 não tem uma previsão certa mas se espera que os pagamentos sejam iniciados no mês da abril. Para entender melhor o porquê, dá uma lida neste artigo.

      Espero ter ajudado 🙂

    • Olá Sônia, tudo bem?

      Possível é, já que o dinheiro já estará na conta do TRF3, mas ainda não tivemos confirmação oficial por parte deles. Você consegue mandar o link desta notícia para gente?

      Ficamos no aguardo 🙂

  4. Oi Breno,Boa tarde.
    Desculpe,mas não consigo enviar o link.
    Entra em uol precatorios de 2019,vai estar onde fala que justiça vai pagar 7,2 bilhões.
    Acho que tu encontra.
    Obrigada pela atenção!!

    • Olá Patrícia, tudo bem?

      Como seu precatório é alimentar ele vai estar no primeiro lote de pagamentos que será liberado neste mês ainda. Pode ficar tranquila.

      Espero ter ajudado 🙂

    • Olá Roberto tudo bem?

      Certeza que o número que me passou é do TRF2? Porque eles começam geralmente com 2019.

      Fico no aguardo 😉

        • Olá Roberto, tudo bem?

          Consta que foi pago no dia 25/03 e estará disponível para saque a partir do dia 08/04.

          Espero ter ajudado 😀

          • Obrigado,,,,sucesso ,logo te mando uns processos do estado de sao paulo,pra vê se você consegue analisar,,última página do processo:Suspenso.fica com Deus.

          • Olá Roberto tudo bem?

            Nós que agradecemos a sua visita ao nosso blog! Quanto a questão do processo suspenso, me manda o processo para eu poder dar uma olhada.

            Fico no aguardo 🙂

          • Breno conforme você me informou a data,,,,por que o advogado não se manisfetou ainda,, já tá indo pro dia 12,,,,,,Obrigado amigo,,Paz de Deus.

    • Gerson,

      O prazo é até o final da primeira quinzena, então ainda teremos que aguardar um pouquinho. Mas se tudo der certo você aproveitará a pascoa com o seu dinheiro!

      Espero ter ajudado 😀

  5. Boa Tarde Breno,
    Você sabe se ja houve o deposito dos precatórios alimentares iniciado com 2019 conforme informação do TRF2?

    • Ei Paulo, tudo bem?

      Alguns credores já me informaram que não viram nenhuma movimentação, mas como o tribunal indicou até o final da primeira quinzena, ainda dá tempo para que tudo esteja certo.

      Espero ter ajudado 😀

    • Olá Sandra, tudo bem?

      Tem certeza que é no TRF2? Não achei nenhum precatório nem processo neste CPF.

      Fico no aguardo 🙂

  6. Olá , bom dia Breno !
    Tenho um alvará judicial determinando o pagamento em 30 dias , de precatório no TRF2 . O CPF é 003270267-15 . Helena Medeiros Duarte .
    Será que sai agora. abril ?

    Obrigado

    ABS

    • Pedro,

      Já ia te responder nos outros comentários que não conseguiria fazer o acesso sem saber o Tribunal. Porém no TRF2 não há ofício cadastrado ainda com esse CPF. E se o valor for efetivamente precatório o prazo não será de 30 dias. Isso só pode ser válido para alguns RPVs, principalmente aqueles nos quais houve acordo.

      Espero ter ajudado 😀

  7. Boa tarde Breno, amigo me tirar uma duvida, acabei de consultar meu precatório no site da justiça e a informação que consta é que foi depositado, isso quer dizer que provavelmente deve sair já agora na primeira quinzena de abril? é isso?
    Grato!!!

  8. Gostaria de saber saber da lista de pagamentos dos precatórios da Prefeitura de Santo André de SALVADOR MENDES SOU VIUVA DELE IZOMAR APARECIDA PAES por favor dêem retorno obrigada.

    • Olá Izomar, tudo bem?

      A lista de pagamentos é muito grande para eu poder colocar aqui. Assim, sugiro que você acesse este link aqui e faça a consulta colocando entidade a Prefeitura Municipal de Santo André.

      Espero ter ajudado 🙂

  9. O oi Breno,bom dia,Boa tarde,Boa noite,,o processo e coletivo (139),,não sei nem como agir,,pôs nem sei onde ta depositado,,,,

    • Roberto,

      No próprio precatório é informado o banco no qual o dinheiro foi depositado. Basta fazer a consulta no site do TRF2.

      Espero ter ajudado 🙂

  10. Bom Dia,,Boa tarde,Boa noite,Breno,,pior que não sei consultar o trf2 pra ve o banco que ta depositado,,rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr,,ligo pro consultório de advocaçia do processo,,a mesma histórica, nao sei de nada,nao vi nada,nao escutei nada,rsrsrsrsrsrsrs,,,Me ajuda ai,,,,Abraço.

  11. Olá…Dr Breno meu precatorio é alimentício Tjrj 2019.0066 da previdência social .. . Não tem nada ainda sobre pagamento. Só podem ser pagos mediante ao alvará ? Ou eu posso ir direto no banco .

    • Olá Dri, tudo bem?

      Qualquer saque de precatório, a não ser que decidido anteriormente pelo juiz, deve ser feito após a expedição do alvará de levantamento. Mas o banco na maioria das vezes recebe este documento automaticamente.

      Espero ter ajudado 🙂

      • Olá…Dr Breno, será que até o final do mês de abril será que sai o pagamento? O meu é alimentício 2019 . Pois leio em todas as colunas sobre o mesmo e dizem que era para o dia 15/04/19, mas até agora nada . Muito obrigado . Fica com Deus .

        • Adriana,

          O pagamento com certeza saiu. O que pode ter acontecido é o saquei não ter sido liberado. Sugiro verificar na movimentação de seu processo. Se não for de causa coletiva, já deve estar liberado.

          Espero ter ajudado 🙂

          • Obrigado Breno . Não, é coletivo não. Qnd entro no site está na mesma posição não fala de mandado de pagamento . 20190066 , essa é minha posição .
            TJRJ SIM BRENO. É PREVIDENCIÁRIO.TEM QUE AGUARDARVO ALVARÁ ?
            Agradecida .

          • Adriana,

            Por isso que não achei o processo antes. Como ele é TJRJ o prazo de pagamento teórico é para o fim do ano que vem, então vai ter que aguardar bastante ainda.

            Espero ter ajudado 🙂

      • Dr Breno… Os precatórios alimentícios previdenciários do Rj, serão pagos nesse mês de abril mesmo ? Não vejo nenhum mandato de pagamento no meu. 20190066.

        • Adriana,

          O número que você me passou já consta como depositado no Banco do Brasil. A não ser que você esta falando do TJRJ.

          Espero ter ajudado 🙂

  12. Obrigado breno,fiz do geito que você ensinou,,,,depósito 25/,03,saque a parti de 08/4,,,banco do Brasil,,,,,,,,,,,2019prc3508,,,,,,,,,,,,,,,,Só que aparece o nome de outra pessoa,,?????,,,,desculpa ta te incomodando,,mas o adv nosso nao se pronuncia,,,,,,,,,,,porque outra pessoa???,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,obrigado.

    • Olá Roberto tudo bem?

      Se o nome não está correto, creio que o número que você tem do precatório está incorreto. Mas, de toda forma, o procedimento é o mesmo para você. Ir até o banco do Brasil para poder fazer o saque já que todos os precatórios do TRF2 estão disponíveis desde o dia 08.

      Espero ter ajudado 🙂

    • Márcio,

      Sobre a cidade de Curitiba, ela se encontra em regime geral de pagamentos. Desta forma não há pagamentos atrasados e o planejado é que os precatórios sejam pagos dentro do ano de vencimento.

      Espero ter ajudado 🙂

    • Olá Roberto, tudo bem?

      Não consegui encontrar nenhum processo e nem precatório registrado no cpf que você me passou. 🙁
      Sugiro que entre em contato com seu advogado para entender melhor a situação.

      Espero ter ajudado 🙂

    • Roberto,

      Realmente, você deve procurar seu advogado para entender o que está acontecendo Pois não há registro de nada no TRF.

      Espero ter ajudado 🙂

    • Roberto,

      No TRT2 não consegui fazer a consulta com este número. Consta que o processo é inexistente. E procurando pelo seu nome nos precatórios por entidade devedora, também não encontrei. Você tem o número do processo original?

      Fico no aguardo 🙂

  13. Ano 1993,,,,020750033199350204444,,,,,,União, ,Brasília.,,,,TrT2,,,segunda regiao,,,,,,,,santos,,,,,,,,cpf88362922834

    • Roberto,

      Daí nunca ia achar mesmo. É TRT2 e você me falou que era TRF2!! 😀

      Pois bem, vai pagar este ano sim, tanto que consta na lista de pagamentos aqui. Só que TRTs não soltam calendário de pagamento, o que, na pratica, faz com que tenha que esperar até o final de 2019 mesmo, quando o prazo termina.

      Espero ter ajudado 🙂

  14. Obrigado amigo,,,,,como é coletivo (139),,,meus amigos com mais de 60 anos e menos de 60 salários mínimos já receberam desde o final do ano passado,,,,,,eu tô com 61 anos,,e mais de 60 salários mínimos,,,,,,a informação do ADV da causa é que ta esperando o juiz liberar o pagamento dos malotes pra nós restante,,concede.??,,,,,,,,Abraço,,

    • Roberto,

      Causas coletivas tem um período maior para liberação do pagamento, na maioria das vezes. O juiz analisa o processo a cada mandado de expedição e como é um processo maior ele toma mais tempo também.

      Espero ter ajudado 🙂

  15. Oi breno obrigado…quando entra nós precatórios tá escrito que o orçamento é pra 2019.estamos ansiosos pois não temos uma previsão

    O precatório é comum e foi pro site do projudi,ele foi dado entrada em abril de 2018 vc acha que esse ano eles pagam

  16. Obrigado amigo,,,,o que chateia é Esse papo de prioridade por idade e doenças,,,,conversa fiada,,!,rsrsrsrsrsrsrs,,,

    • Roberto,

      O problema é que em alguns casos a prioridade demora muito tempo para sair, e acaba que não faz diferença. Se ela for pedida entes da expedição do precatório, ela efetivamente adianta o recebimento.

      Espero ter ajudado 🙂

  17. De acordo adv foi enviado em agosto 2018 minha prioridade,,,,tava com 60,,,em março agora 61,,srsrsrsrsrs,,Boa noite ,amigo,

  18. Olá mais o trf 2 não é do Paraná…mais tudo que sabemos vamos receber ainda esse ano, o precatório tá anexado em um documento da loa 2019.

    • Márcio,

      TRF2 é Rio de janeiro e Espírito Santo. Temos um post específico sobre o TJPR mas você colocou sua dúvida aqui, eu respondi. A LOA que fala neste post é a liberada pela câmara dos deputados e não tem nada a ver com precatórios de curitiba.

      Espero ter ajudado 🙂

  19. Bom dia Breno, o juiz ainda não mandou a proposta para a advogada da minha mãe analisar, referente ao valor total do precatório, ele deveria mandar no início desse ano.
    Vc sabe me dizer se mesmo ele levando mais alguns meses para enviar a proposta o precatório em atraso sai para recebimento no ano que vem? (2020).
    Obrigado

    • Jéssica,

      O precatório deve ser expedido necessariamente até o dia 01 de julho de 2019 para que ele seja pago em 2020. Após isso, ele será pago em 2021. Mas nos últimos meses da proposta, maio e junho, as coisas são bem mais rápidas, então ainda não há motivo para preocupação.

      Espero ter ajudado 🙂

    • Márcio,

      Seu precatório é um dos últimos da fila. Desta forma, é pouco provável que ele seja pago antes de outubro.

      Espero ter ajudado 🙂

  20. Olá Breno,
    meu pai falecido tinha direito a um precatorios que nunca saiu. Gostaria de saber se os filhos recebem? O problema é que nem sei o número ?

    • Olá Isa, tudo bem?

      Os herdeiros tem direito a receber sim, mas tem que se cadastrar no processo. Não é algo que é feito automaticamente. Desta forma sugiro procurar o advogado de seu pari para que ele possa ajudar a fazer todas medidas necessárias.

      Espero ter ajudado 🙂

    • Fábio,

      Este número não consta na lista do INSS. Mas pelo número inicial, o pagamento só será feito em 2020.

      Espero ter ajudado 🙂

  21. Oi Breno,,,,, (Resumo) Poder Judiciário Federal,,,,justiça do trabalho 2 região. ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,11 -09-2018,,oficializado executada exequente………………………………………………….08-05-2019 ,,,,Pagamento total…………………………………………………..08-05 2019..arquivamento provisionario,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,pergunta: isso então ta querendo dizer quê? ?????

  22. Olá boa tarde…eu vi no site do trf4 que já foi liberado o pagamento de precatórios Apartir do dia 08 de maio vc sabe dizer se inclui o regime geral de Curitiba?? Não vemos nenhuma movimentação?

    • Márcio,

      Não. TRF4 e Curitiba tem regimes diferentes de pagamento. Curitiba estando em regime geral deve pagar até o fim de 2019.

      Espero ter ajudado 🙂

  23. Obrigado,,,,,,esperando os 20 dias entre o juiz e o banco,,,,previsão final do mês, ,,grato pelo profissionalismo,,,,,até breve,

  24. Breno boa noite

    Meu precatório definitivo saiu dia 06 de junho de 2018 contra o inss .
    Meu número de precatório é 201900304.
    E todo o meu processo correu no tribunal de justiça do Rio de Janeiro ,pois era acidente de trabalho .
    Meu processo é Processo No 0174141-49.2007.8.19.0001. Por isso não entendo como vou receber em 2020. Poderia explicar melhor?
    Eu abri outra pergunta porque não consegui responder vc abs.

    • Fábio,

      Este número não consta na lista de precatórios abertos do INSS no TJRJ, por isso pensei que seria para 2020. Mas como número do processo original em mãos fiz a consulta e consta que seu processo está suspenso. Assim sugiro que procure seu advogado para verificar o que pode estar acontecendo.

      Espero ter ajudado 🙂

  25. Boa noite,,bom dia Breno,,meu precatório ta pagamento total dia 08/05/19,,os líderes do grupo ligaram pro setor de precatorios em SP,e informaram que o dinheiro fica 15 dias no banco e mais 5 dias pro juiz da 4 vara liberar,que até o fim do mês é provavio que o adv nos chame, pos diz que começa a contar a partir do dia 08/05/19,,,,,20 dias.,Procede?,Obrigado,Deus abençoe.

    • Roberto,

      É necessário um alvará de levantamento do juiz para que o dinheiro seja sacado. Então a parte do prazo de 15 dias no banco não tem fundamento, mas da mesma forma não tem um prazo definido para o juiz expedir o mandado. Podendo demorar muito mais que 5 dias.

      Espero ter ajudado 🙂

  26. Olá…ouvi falar num post que Curitiba irá pagar a cr Almeida e os outros precatórios será bloqueados…o que vc diz Breno sobre isso, Será que é não vai ser pagos nenhum precatórios esse ano…eu tenho um precatório comum pra receber

    • Márcio,

      Pelo que me lembro o precatório da CR Almeida é do estado do paraná e não de Curitiba. Além disso a cidade tem o pagamento de precatórios em dia. Assim creio que não haverá esse problema de pagamento esse ano.

      Espero ter ajudado 🙂

  27. Oi Breno,,tudo bem,,,,Resumo: 08 /05/19 pagamento total,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,14/05/19 protocolo de petição de manifestação número 3314,,,,,,,,,,,,,,,,,,29/05 /19 recebimento da assessoria .s econ açao trabalhista,,,,,,,,,28-/05 /19,resumo: analista judiciário,,liberem os depósitos judiciais constantes dos autores quem de direito,,Santos 28/05/19 ,,,,,ufa,,dinheiro mesmo nada,rsrsrsrsrsrs ,,,,,e agora amigo ,sai o dinheiro?,

  28. Oi Breno,,Boa noite,,seque resumo:,,4 varado trabalho de Santos,,,,,,,,proc 2076 /1993,,,,,conclusão, ,,,,,,,—— nesta data faço concluso os presentes auto ao MM. Juiz do trabalho Dr Persio luiz teixeira de carvalho,tendo em vista o retorno da assessoria sócio -econômica ,,,,,,,,Santos,28/05/2019!,,,,,Roberto rema gaudioso,,—–analista judiciario—–,,,visto , liberem-se Depósitos judiciais constante dos autos a quem de direito.,,,,Santos,,28/05/2019,,,,,,,,,,,,e agora Breno,qual o próximo passo,e demora muito???

    • Roberto,

      Por esta movimentação o dinheiro foi liberado pelo juiz. Assim, basta ir ao banco fazer o saque.

      Finalmente! 🙂

  29. Obrigado,Breno,,acredito em você , no seu profissionalismo,,,,mas a secretaria quando ligamos pro adv,diz que ainda não tem nada,,aguardar o juiz liberar o dinheiro depositado no banco ,tamos achando meio estranho,,(,coletivo,139) por isso que
    Falei tamos achando estranho,,,,,,o que você me diz meu amigo,,acredito em você, e muito,,,,aquardo resposta,,,Porquanto obrigado,, por isso que perguntei quanto tempo ainda no texto anterior,,Abraços,

    • Roberto,

      Na movimentação está bem claro : “liberem os depósitos judiciais constantes dos autores quem de direito”. Assim, o juiz já liberou o saque sim. E como foi dia 28/05 creio que o documento já foi efetivamente expedido. Afinal já passou mais de uma semana após esta movimentação.

      Espero ter ajudado 🙂

    • Márcio,

      O prazo de 60 dias começa a contar após a notificação do devedor, no caso de RPV. Já para precatório depende de cada caso. Mas geralmente há um calendário de pagamento.

      Espero ter ajudado 🙂

  30. Boa tarde Breno!
    Faça uma matéria dos precatórios de Curitiba e do regime geral do município??
    Tenho um precatório comum a receber e estou ansioso pois não sabemos o dia que receberemos! Já está requisitado desde 2018..o processo já faz uns 18 anos que estamos lutando …tivemos que fazer inventário e estamos na espera …o Adv.disse que a prefeitura tende a pagar de Janeiro até dezembro deste ano!

    • Olá Márcio, tudo bem?

      Curitiba realmente está em regime geral e paga até o final do ano. Por ser deste regime não há uma lista avisando quando vão pagar cada precatório, já que a obrigação deles é pagar tudo até o último dia de dezembro. Então infelizmente não tem muito o que fazer. Quanto a questão da matéria, vamos dar uma olhada sobre o que pode ser escrito. Muito Obrigado pela sugestão!

      Espero ter ajudado 🙂

  31. Boa noite Breno? Tenho um precatorio comum do município de Curitiba para receber e orçamento está pra esse ano 2019,entrei no site do processo e lá está escrito que foi concedido o pedido? Quanto tempo demora eles pagarem? O que significa a palavra renúncia no processo tanto da prefeitura de Curitiba e nosso advogado? ? Será que eles tem uma data prevista para o pagamento? ?
    E depois disso como é determinado o pagamento? ??quantos dias ainda poderá demorar? ?o valor é depositado em algum banco ??

    • Olá Márcio, tudo bem?

      São muitas perguntas!!!
      Vou tentar responder todas.
      O prazo para pagamento é até o dia 31 de dezembro deste ano. Geralmente os comuns são pagos no mais tardar em novembro, podendo ser antecipado conforme a situação financeira do município. O concedido o pedido por si só não tem muito o que dizer. Pode ser um alvará de levantamento que foi pedido, ou outra intimação que foi feita no processo. É necessário verificar o contexto para te responder certinho. Já a renúncia, como envolve as duas partes, certamente é do prazo que tiveram para fazer alguma observação, pois concordam com o que o juiz decidiu ou pediu. Sobre o pagamento em si, após o depósito, que é feito na Caixa ou Banco do Brasil, é necessário um alvará de levantamento pedido junto ao tribunal para que o saque seja feito.

      Espero ter ajudado 🙂

    • Jorge,

      Se for de causa coletiva, ele realmente demora mais mesmo. Se não for, sugiro verificar com seu advogado o que pode ter acontecido.

      Espero ter ajudado 🙂

  32. Bom dia…o que quer dizer quando os autos vai pro contador? E depois aparece recebidos os autos do contador? E depois disso qual o processo para receber? O alvara demora?

    • Márcio,

      Quando o processo vai para o contador pode ser para atualização antes do pagamento ou então para gerar o ofício requisitório, sem contexto não dá para saber qual dos dois. Daí o processo para receber depende de qual dos dois motivos o processo foi para o contador.

      Espero ter ajudado 🙂

    • Márcio,

      Expedição de ofício é a formalização do precatório ou RPV. A partir dessa expedição ele é enviado ao devedor e inicia-se o prazo para o pagamento.

      Espero ter ajudado 🙂

    • Márcio,

      Tem que ver no contexto mas aparentemente significa que o depósito foi feito e o comprovante anexado ao processo.

      Espero ter ajudado 🙂

    • Márcio,

      Ato ordinatório quer dizer que o processo seguiu o caminho natural dele, já que não teve questionamentos sobre a fase anterior na qual ele estava. Já o “recebido os autos” quer dizer que o processo retornou ao tribunal.

      Espero ter ajudado 🙂

    • Márcio,

      Isso querer dizer que seu processo está nas mãos do juiz para que ele possa tomar uma decisão. Então de certa forma é uma boa notícia sim.

      Espero ter ajudado 🙂

    • Márcio,

      Prenotação é uma anotação provisória. Assim a baixa nela, significa que devido a outra movimentação no processo, ela não se fez mais necessária.

      Espero ter ajudado 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *