Atualizado em 11 de fevereiro de 2020 por Flávia
Que Precatórios federais são pagos em dia, já sabemos, como foi explicado aqui. Mas esse ano alguns tribunais federais resolveram adiantar o pagamento. Isso mesmo, você não leu errado. O pagamento de todos os Precatórios Federais do TRF2 de 2018 deverão ser feitos até o fim de abril segundo o próprio tribunal.
Como será feito o pagamento de Precatórios TRF2?
Ao contrário de anos anteriores, os precatórios do TRF2 não foram quitados em janeiro e fevereiro de 2018. O inicio do pagamento estava previsto para março.
Segundo o site do tribunal, o mês de março será destinado ao pagamento de TODOS os precatórios alimentares.
Já o mês de abril será dedicado ao pagamento de todos os precatórios comuns. Dessa forma o tribunal projeta que até o final da primeira quinzena de maio todos os credores já tenham sacado os valores.
Como verificar o meu pagamento?
É bem simples. Basta acessar o site do tribunal. Nele será possível visualizar a data que será realizada o depósito. Mas não se apresse. O saque do dinheiro só será liberado após após 5 dias úteis da data divulgada pelo tribunal.
O tribunal também pede até 3 dias uteis após a data de depósito para a inclusão dos dados na consulta do TRF2.
Como fazer o saque?
Se você é o credor do Precatório, o processo é bem simples. Basta ir a uma agência bancária da instituição que for descrita no Tribunal (Caixa ou Banco do Brasil) de posse de um documento de identidade e de um comprovante de endereço.
Já os representantes legais dos credores devem, além dos documentos de identificação e comprovante de residência próprios, deve levar a documentação do credor original. Além, é claro, de não esquecer de levar a procuração registrada em cartório, que comprove que você e o representante do credor.
Há algum risco de meu pagamento atrasar?
É possível que o pagamento de alguns precatórios não sejam feitos dentro do prazo estabelecido. Dentre os prováveis motivos para isso acontecer:
- Valor bloqueado por determinação judicial;
- Precatórios expedidos por subdivisões do tribunal, pois necessitam de alvará expedido pelo juiz requisitante
- Falha na documentação do credor;
Caso o seu pagamento não tenha sido liberado, procure seu advogado para se informar se o seu caso está dentre algum dos citados acima ou então verificar o que mais pode ter acontecido. Não é normal que o pagamento dos precatórios federais seja estendido além do prazo determinado pelo tribunal.
Posso sacar o valor do precatório depois?
Sim. Não é necessário correr ao banco para fazer o saque. Mas não demore muito. Como dissemos anteriormente, precatórios que foram pagos e não foram sacados, tem um prazo máximo de dois anos da data da liberação do pagamento para serem resgatados.
Após esse prazo o dinheiro voltará para as contas públicas e o credor necessitará entrar na fila de pagamento novamente.
Link Original: Site do TRF2
Bom dia meu precatorio esta na ordem cronológica para receber no mes de setembro será que recebo mesmo?
Olá Vivi, tudo bem?
Nos tribunais federais é bem raro ocorrer o atraso no pagamento. Se isso acontecer, na maioria das vezes, é por causa de algum problema no ofício requisitório ou no processo. Assim você pode ficar tranquila que você vai receber seu precatório sim.
Espero ter ajudado 🙂
Obrigada pela atenção!
boa tarde! tenho um precatorio federal para receber em 2018 gostaria de saber qual mes saira.
Olá Wellington tudo bem?
A maioria dos TRFs já liberaram o dinheiro para os credores. Apenas o TRF1 que estava na dependência de alvarás de pagamento. Isso para precatórios alimentares. Já para os comuns as primeiras remessas começaram a sair em julho.
Espero ter ajudado 🙂
Boa tarde! ajundou sim.
Bom dia! Breno ainda não recebi meu precatorio paresse que estão esperando uma carta precatoria o que é isso ?sera que não recebo esse ano mais?
Olá Viviane,
carta precatória é uma requisição de um juiz a outro de uma comarca diferente. Provavelmente foi solicitada alguma diligência ou informação. Para saber se recebe esse ano ainda ou não é preciso verificar o processo, se essa carta precatória interfere diretamente no precatório.
O precatório em nome do meu marido já está depositado com saque condicionado à expedição de alvará por parte do juízo requisitante. O advogado já deu entrada no pedido desse alvará em agosto e ainda não saiu.
Qual o motivo da demora se o dinheiro já está depositado?
Olá Nice, tudo bem?
Este ano como o pagamento de precatórios foi antecipado, vários precatórios acumularam para que os juízes expedissem o alvará de liberação. Com isso ocorreu um atraso generalizado. Mas o problema está sendo resolvido e seu marido receberá o dinheiro ainda este ano.
Espero ter ajudado 🙂
Meu precatorio e do dnit sera que recebo esse ano
Olá Wanderlei, tudo bem?
Para responder a sua pergunta preciso saber mais informações sobre o precatório. Porque o pagamento depende da data em que o precatório foi expedido. Para receber neste ano, ele teria que ter sido expedido entre os dias 2 de Julho de 2016 e 1 de julho de 2017.
Espero ter ajudado 🙂
Olá Breno. Saiu um valor dos cálculos de uma condenação previdenciária esse mês. O juiz solicitou que eu faça a escolha de receber por RPV, abrindo mão do restante apurado, ou se escolho o precatório. Pelo que li aqui, os precatórios federais estão sendo pagos em dias. No caso, o senhor me sugere receber por RPV ou precatório? Se for precatório, inscrito ainda no 1° semestre, pela sua experiência, em quanto tempo o senhor estima que devo receber? No aguardo, e desde já obrigada.
Olá Bruna, tudo bem?
Depende do valor que você abriria mão para receber na verdade. Uma RPV demora até 60 dias corridos para ser paga após a expedição do ofício. Já o precatório se expedido até o dia 30 de junho será pago até dezembro de 2020. Nos últimos anos precatórios do TRF2 tem sido pagos até o mês de junho. Ou seja, você esperaria pouco mais de um ano para poder receber o valor. Assim sugiro fazer uma conta de quanto o dinheiro da RPV aplicado em algum investimento renderia, para se saber se vale a pena ou não.
Espero ter ajudado 😀
Boa noite tenho um precatório pra receber do dnit meu pai já é falecido fizemos inventário para receber os atrasados e não temos respostas só falam que vai sair agora quando vc pode me ajudar ficarei grata desde já
Maria,
É necessário o número do precatório ou do processo para fazer qualquer estimativa.
Fico no aguardo.
Vou mandar o número do processo por favor me ajude número 2006.34.00.006627-7
Olá Maria, tudo bem?
Não encontrei o seu processo no TRF2. Poderia me confirmar qual o tribunal?
Fico no aguardo 🙂
Boa noite Breno o processo deve estar no TRF1 por favor me ajude ficarei muito grata
Maria,
Só consegui ver que o processo foi transitado em julgado em 2017 e que iniciou a fase de cumprimento de sentença, que é quando os cálculos são feitos. O sistema do TRF1 não me deixa verificar sobre o precatório em si, então, infelizmente não tenho como te dar estimativa de pagamento.
Desculpe não poder te ajudar mais 🙁
bom dia , poderia me ajudar.
meu pai tem uma ação contra o inss desde 1986.
numero do processo 00.0773791-2 na RFRJ na 35 vara federal do rio de janeiro.
nome dele e Aldo Gamberini
meu email gamberini.sergio@outlook.com ou c0471474@vale.com
obrigado
Olá Sérgio, tudo bem?
Alguns precatórios já foram gerados e inclusive pagos, mas não consegui se algum foi para seu pai. Assim, creio que seja ideal procurar o advogado do processo.
Espero ter ajudado 🙂