fbpx

Como investir o dinheiro que recebi do precatório?

Atualizado em 21 de dezembro de 2022 por Flávia

Redação Juros Baixos

Agora que a venda de precatórios se tornou muito mais prática, você não precisa quebrar a cabeça para achar a melhor oportunidade de investimento.
A preocupação agora é: o que fazer com o dinheiro recebido? 

Há tantas possibilidades, o que pode gerar confusão na hora de escolher a melhor opção para investir hoje. 

Por isso, neste artigo, você vai ver algumas sugestões do que fazer quando chegar a hora de utilizar seu precatório. Boa leitura!

Qual é o valor a ser recebido?

O investimento em precatório é algo que deve ser muito bem pensado — levando em conta todas as etapas do processo — a fim de ter o melhor retorno.

Avaliar o risco é essencial para evitar uma transação perigosa. Por isso, desde a procura do credor até o negócio, algumas informações devem estar bem claras para que ele esteja seguro de seus objetivos e expectativas. 

Com o dinheiro em mãos, analise a quantia recebida e o que você pretende fazer com o valor. Assim, fica mais fácil definir o destino do precatório para cada meta. 

Quais são seus objetivos futuros?

Comprar uma casa, quitar dívidas ou até mesmo planejar uma viagem, tudo isso pode ser levado em conta na hora de pensar no futuro. Você precisa estabelecer suas prioridades para entender o destino do seu investimento em precatório. 

Não existe resposta errada. O mais importante é realizar seus sonhos. Além disso, também vale contar com um bom planejamento para conquistar tudo sem imprevistos mirabolantes. 

Veja abaixo alguns exemplos do que fazer com o dinheiro do precatório.

Sonho da casa própria 

Comprar uma casa pode não ser uma tarefa fácil, mas não é impossível. Muitos brasileiros ainda sonham em sair do aluguel e ter o seu próprio espaço. Mas, por ser um investimento alto, eles acabam demorando muito tempo para conseguir realizar esse sonho. 

Como no investimento em precatórios o valor costuma ser maior, essa pode ser uma boa alternativa de uso do dinheiro que você receberá. 

Algumas pessoas optam por fazer um empréstimo pessoal para completar o valor, enquanto outras preferem pagar à vista, ou até mesmo adiantar uma boa entrada. Seja qual for a sua escolha, o valor do precatório pode ajudar você a acelerar a realização desse sonho. 

Seguro de vida 

É comum pensar que um seguro de vida só serve para situações após a morte. No entanto, um seguro também pode garantir mais qualidade para o seu dia a dia. Se tiver um dinheiro extra sobrando, é interessante ver uma cotação. Além do investimento não ser muito alto, os benefícios do seguro de vida são muitos. 

Durante a vida, muitos imprevistos podem acontecer e, por isso, há pessoas que têm uma reserva de emergência para garantir um conforto caso algo ocorra. Porém, ao investir em um seguro de vida personalizado de acordo com as suas necessidades, seu dinheiro reserva pode permanecer guardado, pois o seguro fará toda a cobertura. 

Aliás, um seguro de vida pode cobrir diversos riscos, entre os mais comuns: 

  • Afastamento por doença;
  • Afastamento por acidente;
  • Invalidez total ou parcial; 
  • Despesas médico-hospitalares;
  • Despesas odontológicas;
  • Falecimento e assistência funeral.

Enfim, basta que você escolha um plano que atenda às suas necessidades principais e usufruir da tranquilidade financeira. 

Negociação de dívida

Quando se recebe um precatório, pode ser um bom momento para se livrar daquelas parcelas do empréstimo pessoal que você pegou. Se não for o caso, você também pode amortecer as prestações do seu financiamento. 

De qualquer forma, sempre podemos utilizar o dinheiro extra para quitar as contas em aberto. Elas são prejudiciais para a nossa saúde financeira e, se não levadas a sério, podem virar uma bola de neve. 

Por isso, na sua lista de prioridades, tente colocar as dívidas como a principal meta para tirar do papel! Um planejamento financeiro para o futuro está fadado ao fracasso se você tiver contas em aberto. 

Investimento em ações

São várias as opções de investimento que podem ser bem analisadas e estudadas com o intuito de gerar um bom retorno financeiro. Uma delas inclui ações. 

Se você é um investidor que gosta de assumir riscos, esta pode ser uma ótima oportunidade. 

Quando se trata de investir, não deixe de buscar variedade entre os tipos de investimento disponíveis. Você pode usar o seu dinheiro para ter uma fonte de renda bem abrangente. 

Viagem dos sonhos

Assim como todas as opções acima, uma boa viagem precisa ser bem pensada e planejada para que você possa aproveitá-la ao máximo. Com um dinheiro a mais, é possível se preparar para aquele tão sonhado destino com mais conforto. 

É possível até mesmo investir em um seguro viagem, com menos dores de cabeça, o que traz mais garantia para que as suas férias sejam perfeitas. Desde o extravio da bagagem até a cobertura de despesas médico-hospitalares, você pode viajar tranquilamente sabendo que receberá todo o auxílio para aproveitar.

Não precisa gastar todo o dinheiro do precatório! Planeje bem o seu destino para poder se divertir e ainda sobrar aquela graninha para realizar outros sonhos da sua lista.  

Lembre-se: para ser bem aproveitado, o valor recebido do precatório precisa de um bom planejamento a fim de ter um bom retorno. 

Conheça a Juros Baixos

A Juros Baixos é o marketplace de crédito ideal para você encontrar a solução perfeita para as suas finanças. Com a missão de ajudar a recuperar sua saúde financeira, oferece diversos produtos e serviços para quem está em busca de uma ajuda extra. 

Faltou dinheiro para pagar as contas? Você pode optar por um empréstimo pessoal, adiantar o saque do FGTS ou até mesmo fazer um curso de educação financeira para se planejar melhor para o mês seguinte. Acesse agora.

2 Comentários
  • jose serpa filho
    Postado às 21:13h, 20 dezembro Responder

    O melhor negócio a fazer quando do recebimento do precatório
    é liquidar dividas com empréstimos consignados, que na
    maioria dos casos toma de 30 e 45% do salário, acarretandouma bola de neve
    que não acaba nunca. Liquide seus empréstimos de imediato, obtendo na
    média de 25 a 30% de desconto.
    Boa sorte.

    • Dr Marcos
      Postado às 17:59h, 10 janeiro Responder

      isso, José. Obrigado pela mensagem. Att.,

Comentar