fbpx

CJF libera dinheiro para pagamento de precatórios federais alimentares em 2018

Boa notícia para os credores de Precatórios federais! Como visto aqui no blog, o  TRF2, TRF5 e TRF4 divulgarem o seu cronograma com um prazo para pagamento de precatórios federais alimentares e comuns. No final do mês de março deste ano, o CJF divulgou que liberou mais de 9 Bilhões de reais para a quitação de todos os precatórios alimentares.
Se você tem um Precatório federal que está previsto para ser pago esse ano, confira abaixo como essa notícia pode impactar o seu pagamento.

O que isso impacta no TRF2, TRF4 e TRF5?

Não muita coisa. Como esses tribunais já tinham divulgado o seus respectivos cronogramas de pagamento, o comunicado do CJF apenas garante que a data será cumprida.
Assim sendo se você é credor do TRF2, do TRF4  ou TRF5 acesse os nossos posts. Nele comentamos sobre o calendário de pagamento. E também explicamos como conferir as datas de pagamento e como consultar se o seu precatório já foi pago.

O que isso impacta no TRF1 e TRF3?

Tanto o TRF1 quanto o TRF3  ainda não tinham liberado o seu cronograma de pagamento. Assim essa notícia dá a certeza do inicio da liberação dos pagamentos ainda no primeiro semestre. Prevê-se que a partir de abril deste ano, os primeiros pagamentos sejam feitos.
A liberação total do dinheiro também abre brecha para a possibilidade de uma eventual antecipação dos pagamentos de Precatórios federais alimentares. Mas só teremos essa certeza a partir da comunicação por parte desses tribunais.
Mas não se preocupe! O Meu Precatório trará em primeira mão para você qualquer notícia sobre a antecipação dos Precatórios do TRF1 e TRF3 como fizemos para os outros tribunais federais.

Histórico de liberações de pagamento de precatórios federais

A liberação dos recursos no mês de março é algo que surpreende. Pegando o histórico de liberação do pagamento pelo CJF, 2018 foi o ano em que isso ocorreu mais cedo.
Para se ter ideia, em 2017 a liberação ocorreu no final do mês de maio. Já em 2016 credores tiveram que aguardar até o mês de novembro. Em 2015 não foi diferente, sendo novembro o mês escolhido para a liberação do dinheiro.

Há alguma relação com o fato de ser ano eleitoral?

A princípio não. Primeiro que membros do poder judiciário geralmente não se candidatam a cargos eletivos. Além disso o pagamento de precatórios não é algo que os políticos consideram em suas propagandas políticas. Se pegarmos o histórico de liberação de pagamentos, é possível ver que isso não é por causa de um ano eleitoral. Em 2014, ano de eleição presidencial, a liberação dos pagamentos também só foi feita em novembro. No geral o mês de novembro é o escolhido para isso. Mas no ano passado e neste ano, a disponibilização do dinheiro foi antecipada. Esperamos que isso seja um fato que se repita nos próximos anos> Dessa forma você, credor, terá que esperar menos tempo para poder ter direito ao seu dinheiro.

Fonte: CJF

215 Comentários
  • Reinaldo Soares Alves
    Postado às 17:30h, 03 fevereiro Responder

    Olá MEU NOME É REINALDO SOARES ALVES E GOSTARIA DE SABER SOBRE UM PROCESSO NÚMERO 50052079620194029388 NÃO SEI O ANDAMENTO SÓ SEI QUE RECEBI O TELEGRAMA DE UM SUPOSTO COMPRADOR POIS ESTE PROCESSO E DO TEMPO QUE A MINHA MÃE ESTAVA VIVA A AGUARDAVA COM ANSIEDADE POIS ELA JÁ FALECEU E TALVEZ EU TAMBÉM VENHA ESTÁ ANSIOSO E SEM ESPERANÇA DE DESFRUTAR DESTE BENEFÍCIO POIS SI EU RECEBI ESTE TELEGRAMA PRESUMO QUE ESTEJA PRÓXIMO E ISTO MESMO POIS QUERO FAZER VALER A MEMÓRIA DA ANSIEDADE DA MINHA MÃE OBRIGADO…

    • Breno Rodrigues
      Postado às 10:07h, 10 fevereiro Responder

      Reinaldo,

      O seu precatório está previsto para pagamento até o final de 2020.

      Espero ter ajudado 🙂

  • Claudio Santos
    Postado às 11:39h, 12 fevereiro Responder

    Ola Breno, bom dia. Seria possível me informar a data aproximada do meu pagamento. O numero do meu processo é o 5002956-27.2018.4.03.6183. Se puder me ajuda lhe sou grato. Atte Claudio.

    • Breno Rodrigues
      Postado às 15:24h, 12 fevereiro Responder

      Olá Cláudio, tudo bem?

      Já houve um pagamento de uma RPV em seu nome no mês de julho.

      Espero ter ajudado 🙂

      • Soiany Melry Vargas
        Postado às 08:51h, 23 junho Responder

        Bom dia eu tenho. Precatório. Nome de soiany Melry Vargas. Gostaria de saber como anda esse processo

        • Breno Rodrigues
          Postado às 22:08h, 23 junho Responder

          Soiany,

          Além do nome é necessário saber o tribunal onde a causa foi julgada e o seu CPF.

          Fico no aguardo 🙂

  • VERA LUCIA DE ANDRADA
    Postado às 23:29h, 23 novembro Responder

    Boa tarda Larissa,

    Recebi um carta com os dados Nome do Beneficiário: nº 9702 – conta Inativa Previdenciária 849577/84 com meu nome e meu CPF – Fonte de Informação: RFB.9687/80 – PUCT E MP E AGU. 43.4366/MF . Pode verificar?
    Aguardo sua resposta.

    • Breno Rodrigues
      Postado às 17:07h, 08 dezembro Responder

      Olá Vera Lúcia, tudo bem?

      Na verdade não temos como verificar esta conta previdenciária. O ideal é verificar em uma agência do INSS.

      Espero ter ajudado 🙂

  • Neila Reiser
    Postado às 13:44h, 24 fevereiro Responder

    Boa tarde, Gostaria de receber informações sobre Nome do beneficiário n° 9702 Conta inativa previdenciária 849577/84

    • Breno Rodrigues
      Postado às 15:38h, 24 fevereiro Responder

      Neila,

      Não temos informações sobre benefícios em si, apenas sobre os processos que geraram estes benefícios.

      Desculpe não poder te ajudar 🙁

  • Elizabeth Campos
    Postado às 17:53h, 09 março Responder

    Assim com a Vera Lucia de Andrada e a Nelia Reiser, recebi a mesma carta com as mesmas informações, há uns 15 dias atrás. Acredito ser golpe. Vocês tiveram alguma informação confiável sobre essa conta previdenciária inativa?

Comentar