fbpx

QUEM COMPRARIA MEU PRECATÓRIO ESTADUAL?

Atualizado em 17 de fevereiro de 2020 por Flávia

QUEM COMPRARIA MEU PRECATÓRIO ESTADUAL?

Você não consegue ver a fila do seu estado andar e acha que não vão pagar nem em 2024 quando esgota o prazo da Constituição. Assim decidiu fazer a venda de seu precatório. Pois não quer ter que esperar no mínimo 6 anos. Já foram vários de um processo que te desgastou física e emocionalmente. Mas não tem ideia de quem pode comprar seu precatório? A Meu Precatório te ajuda a procurar as melhores alternativas para solucionar essa pergunta de quem compraria seu precatório estadual.

Precatórios Estaduais

Precatórios Estaduais variam muito. Comparado com os precatórios federais são muitas variáveis em jogo. Depende do valor de face, do ano de vencimento, se há a possibilidade ou não de acordo. Se o estado está se mobilizando para pagar, ou falta vontade política. Se há muitos precatórios de prioridade na frente. Assim como os precatórios estaduais são mais complexos, é difícil agregar as informações. Precatórios de Alagoas não são a mesma coisa de Precatórios de São Paulo, por exemplo. Mas tentaremos deixar este artigo o mais claro pra você credor. Vamos lá?

 

Fundos de investimento

imagem alusiva de fundos de investimentos que compram precatórios

Assim como em precatório federais, existe a figura de fundos de investimento. Porém ao fazer a consulta na CVM encontramos pouco mais de 10 fundos que são focados em precatórios estaduais. Alguns outros fazem um mix entre estaduais e federais, mas mesmo assim a procura por eles é menor. Desta forma, a restrição para compra é bem maior. Ademais, o foco destes fundos é em precatórios mais perto do início da fila e de estados com economia mais robusta. Além disso o foco continua sendo em precatórios de maior valor.

Tipo de Precatório preferido: Precatórios do tipo Comum e de pessoa jurídica.

Faixa de valor do precatório: Acima de 15 milhões de reais.

% pago ao credor: Entre 40 a 55% do valor líquido atualizado.

GESTORAS DE ATIVOS – ASSETS

mulehr fechando negócio com gestores

As gestoras de ativos são empresas que fazem compra de vários tipos de ativos buscando sempre maximizar o retorno do investidor. É similar ao que os bancos de investimento fazem, porém com acesso a menos capital e, na maioria das vezes, de fora do país. Assim eles buscam diversificar um pouco em relação aos precatórios federais mas ainda são cautelosos na escolha dos estados. Os estados do Sudeste são os mais visados, com alguns fundos se movimentando para o mercado de Precatórios do Nordeste. Compram precatórios de menor valor apenas em causas coletivas, onde fazem compra em lote para garantir um mínimo valor que consideram viável.

 

Tipo de precatório preferido: Precatórios comuns ou alimentares, após análise jurídica minuciosa.

Faixa de valor do precatório: Acima de 1 milhão de reais.

% pago ao credor: Entre 25 a 45% do valor líquido atualizado.

FAMILY OFFICES

uma reunião de família rica discutindo sobre investimentos

Family Offices são basicamente empresas de investimento de famílias ricas. A fim de diversificar seus investimentos precatórios estão dentro dos ativos buscados. Desta forma eles compram o precatório tanto para investimento quanto para a compensação de tributos de suas empresas. Eles geralmente montam um fundo de investimento para diminuir a tributação mas é um fundo fechado, não aceitando investidores externos. Como cada estado tem uma dezena destas famílias, eles estão mais presentes que você pensa, comprando precatórios de médio valor.

 

Tipo de precatório preferido: Precatório do tipo alimentar

Faixa de valor do precatório: Entre 500 mil e 2 milhões de reais

% pago ao credor: Entre 15 a 40% do valor líquido atualizado

pessoa física

homem vendo propostas de compra de precatório

Este tipo está ainda engatinhando nos precatórios estaduais. Assim eles são em sua maioria compostos por pessoas que já tiveram atuação na área como advogados. Compram ações de conhecidos ou até mesmo do credor que representam, apesar disto não ser bem visto pela OAB. Com isso investem pouco e estão mais comprando boas oportunidades do que procurando ativamente.

 

Tipo de precatório preferido: Precatório do tipo alimentar

Faixa de valor do precatório: Entre 50 mil e 500 mil reais

% pago ao credor: Entre 20 a 35% do valor líquido atualizado.

empresas endividadas

mulher olhando as dívidas

A compensação de tributos estaduais é algo que vale muito a pena. Vários estados regulamentaram leis para permitir a compensação de maneira melhor que o previsto na constituição. Assim, naqueles estados que não há a restrição do ano de inscrição da dívida, tem mercados mais movimentados. O tributo mais compensado é o ICMS, porém ele tem um concorrente que é o crédito de ICMS. Estes créditos entretanto tem restrições na negociação. Deste modo, como nos precatórios federais, os valores variam conforme a dívida da empresa. Algumas empresas preferem o pagamento parcelado ou então após o início do processo de compensação, o que afugenta alguns credores.

Tipo de precatório preferido: Precatório do tipo comum e alimentar

Faixa de valor do precatório: Qualquer valor

% pago ao credor: Até 50% do valor líquido atualizado.

meu precatório

A Meu Precatório agora também compra precatórios estaduais. Para precatórios de alguns estados temos ofertas muito boas, enquanto outros estados temos que procurar um pouco melhor para poder achar a melhor proposta para você. Se interessou? Basta fazer o cadastro no formulário do banner aqui embaixo. Você recebe o contato de um de nossos consultores em até um dia útil. Após uma análise prévia do processo, conseguimos te informar a proposta ou então o quanto de tempo necessário para conseguirmos uma.

 

 

Não perca tempo! Preencha seus dados que entraremos em contato com você!

Breno Rodrigues

Breno Rodrigues

Artigos: 189

29 comentários

  1. Pretendo vender alguns precatórios de clientes de nosso escritório de advocacia…São precatórios estaduais de natureza alimentar..

  2. ola. sou servidor Publico Estadual a 28 anos, tenho PRECATO RIO, no valor aproximado de 50.000 ( Processo)
    Gostaria de uma estimativa de quanto me pagariam

    • Sonia,

      Depende do ano de vencimento do precatório, e de qual é o estado. Os valores podem variar entre 20 a 60% do valor.

      Espero ter ajudado 🙂

    • Thiago,

      Depende do ano de vencimento, mas propostas seriam entre 40 a 60% do valor líquido atualizado.

      Espero ter ajudado 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *