PGE alerta credores para golpe de precatórios

Atualizado em 15 de junho de 2023 por Renata Dias Lopes

A Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul (PGE-RS)  faz um alerta importante aos credores, partes em processos judiciais e à sociedade em geral para golpe de precatórios. Infelizmente, surgiram novas tentativas de fraude envolvendo pedidos de pagamento de supostas custas processuais e despesas diversas, com a promessa de agilizar a liberação dos valores.

A fim de evitar imprevistos que podem afetar o seu benefício, vamos compartilhar breves dicas da PGE para que você possa proteger  seu direito. Acompanhe!

Como evitar golpe de precatórios?

A primeira dica para evitar cair em um golpe de precatórios é ficar atento aos detalhes. Afinal, os golpistas se passam por procuradores do Estado e usam contatos falsos. Além disso, enviam documentos fraudulentos através de redes sociais, e-mails e até ligações telefônicas para pedir transferências bancárias ou PIX. O argumento é agilizar a liberação de dinheiro em discussão judicial ou créditos de precatórios.

A Procuradoria-Geral do Estado quer proteger todos os credores de precatórios e as partes envolvidas em processos judiciais em andamento. Portanto, a próxima dica é: não faça qualquer tipo de pagamento! A PGE deixa bem claro que, se você receber esse tipo de abordagem, não deve repassar informações, nem efetuar depósitos, porque é golpe.

Todos os atos de movimentação processual ou relacionados à Câmara de Conciliação de Precatórios da PGE são publicados de forma oficial, com a devida intimação dos advogados. Além disso, não exigem qualquer tipo de pagamento antecipado.

Então, lembre-se de que os procuradores e servidores da PGE nunca solicitam depósitos para concluir processos ou liberar os valores. Se você tiver qualquer dúvida, entre em contato com seu advogado imediatamente e denuncie a tentativa de fraude às autoridades em qualquer delegacia da Polícia Civil.

Denuncie contatos fraudulentos

Você também pode registrar um boletim de ocorrência por meio da Delegacia Online da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul. Se você tiver algum registro das tentativas de contato — como áudios, cópias de e-mails ou prints de conversas em aplicativos de mensagens — não deixe de anexar as evidências na hora de fazer a denúncia.

Por fim, para evitar golpe de precatórios e se proteger de qualquer tentativa de fraude, siga as dicas que compartilhamos por aqui e mantenha um canal aberto de comunicação com seu advogado em caso de dúvidas. Juntos, todos nós podemos combater essas práticas ilegais e garantir a segurança do seu direito.

Aproveite para compartilhar as dicas com outros credores e com todos que você conhece nas redes sociais. Quanto mais informação compartilhada tivermos, mais seguro estará o seu benefício!

Laura Oliveira

Laura Oliveira

Artigos: 26

2 comentários

    • Boa tarde, tudo bem? Obrigada pelo seu comentário!

      Quanto a sua dúvida, podemos esclarecer melhor sobre a venda através do número (31) 99765-6701.

      Espero ter ajudado, caso ainda tenha dúvidas fique à vontade para perguntar!

      Atenciosamente, Equipe Meu Precatório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *