Ícone do site Meu Precatório

Pagamento de Precatórios TRF2 2018

Que Precatórios federais são pagos em dia, já sabemos, como foi explicado aqui.  Mas esse ano alguns tribunais federais resolveram adiantar o pagamento. Isso mesmo, você não leu errado. O pagamento de todos os Precatórios Federais do TRF2  de 2018 deverão ser feitos até o fim de abril segundo o próprio tribunal.

Como será feito o pagamento de Precatórios TRF2?

Ao contrário de anos anteriores, os precatórios do TRF2 não foram quitados em janeiro e fevereiro de 2018.  O inicio do pagamento estava previsto para março.
Segundo o site do tribunal, o mês de março será destinado ao pagamento de TODOS os precatórios alimentares.
Já o mês de abril será dedicado ao pagamento de todos os precatórios comuns. Dessa forma o tribunal projeta que até o final da primeira quinzena de maio todos os credores já tenham sacado os valores.

Como verificar o meu pagamento?

É bem simples. Basta acessar o site do tribunal. Nele será possível visualizar a data que será realizada o depósito. Mas não se apresse. O  saque do dinheiro só será liberado após após 5 dias úteis da data divulgada pelo tribunal.
O tribunal também pede até 3 dias uteis após a  data de depósito para a inclusão dos dados na consulta do TRF2.

Como fazer o saque?

Se você é o credor do Precatório, o processo é bem simples. Basta ir a uma agência bancária da instituição que for descrita no Tribunal (Caixa ou Banco do Brasil) de posse de um documento de identidade e de um comprovante de endereço.
Já os representantes legais dos credores devem, além dos documentos de identificação e comprovante de residência próprios, deve levar a documentação do credor original. Além, é claro, de não esquecer de levar a procuração registrada em cartório, que comprove que você e o representante do credor.

Há algum risco de meu pagamento atrasar?

É possível que o pagamento de alguns precatórios não sejam feitos dentro do prazo estabelecido. Dentre os prováveis motivos para isso acontecer:

Caso o seu pagamento não tenha sido liberado, procure seu advogado para se informar se o seu caso está dentre algum dos citados acima ou então verificar o que mais pode ter acontecido. Não é normal que o pagamento dos precatórios federais seja estendido além do prazo determinado pelo tribunal.

Posso sacar o valor do precatório depois?

Sim. Não é necessário correr ao banco para fazer o saque. Mas não demore muito. Como dissemos anteriormente, precatórios que foram pagos e não foram sacados, tem um prazo máximo de dois anos da data da liberação do pagamento para serem resgatados.
Após esse prazo o dinheiro voltará para as contas públicas e o credor necessitará entrar na fila de pagamento novamente.

Link Original: Site do TRF2

Sair da versão mobile