Meu Precatório

Venda de Precatórios está rendendo mais

Esse artigo faz parte da série Notícias Comentadas que sai todas as Terças-feiras aqui no nosso blog. Semana passada comentamos sobre a nova PEC dos Precatórios. Hoje a reportagem é sobre o rendimento na venda de Precatórios.

notas de dinheiro

O mercado de venda de Precatórios está bastante aquecido! Comparado com 5 anos atrás, o valor recebido na venda de Precatórios, tanto estaduais quanto municipais e federais chegaram a um novo patamar. A antecipação do valor não é um negócio tão ruim, desde que o credor esteja informado sobre os descontos e que o comprador explique como foi feito o cálculo.

Fatores que influenciam no preço de venda

Venda de Precatórios Federais

Os Precatórios Federais são hoje os mais valorizados do mercado! Os valores pagos a um Precatório Federal variam entre 65 e 85% do valor líquido . O valor líquido é aquele que já retira os descontos que o Precatório sofre como imposto de renda, contribuição previdenciária e honorários de advogados.
Para Precatórios federais que vencem em 2018, é possível ter ofertas mais próximas dos 80% enquanto para Precatórios que vencem em 2019, mais próximas de 70%.

Venda de Precatórios Estaduais

Precatórios Estaduais variam muito. Há alguns estados na qual a fila é muito grande. Assim o Precatório tem pouquíssimo valor de mercado como é o caso de São Paulo e Rio Grande do Sul. Estados que tem fila menor, que pagam Precatórios de no máximo 5 anos atrás, tem valor de mercado próximo a 60% do valor líquido. Novamente observando que, quanto mais próximo da data de pagamento, maior é o valor pago pelo Precatório.
Estados que ainda pagam Precatórios da decada de 90, recebem ofertas entre 10 e 30% e Estados como Minas Gerais e outros que pagam Precatórios vencidos entre 2000 e 2010 tem um valor de mercado de 40 a 60%.
Porém esse valor é ligeiramente maior quando o Estado aceita fazer a compensação tributária com Precatórios. Com isso empresas pegam Precatórios, independente da data de vencimento, e abatem parte de sua dívida. Nesses casos, Empresas pagam entre 50 e 60% do valor líquido.

Venda de Precatórios Municipais

Os Precatórios Municipais são bem parecidos com estaduais quanto ao valor de mercado. Mas com a diferença que a compensação tributária para municípios não acontecem com tanta frequência pois nem todas empresas tem débitos de ISS ou outros impostos municipais.
A grande maioria dos municípios está com grande atraso com relação ao pagamento de Precatórios. Isso faz com que Precatórios municipais tenham um valor, em sua maioria, mais baixo que o Estado a qual pertencem.
Reportagem adaptada do Jornal Extra 

Já conhece nossas calculadoras gratuitas de precatórios?

Sair da versão mobile