fbpx

O que é Precatório Estadual?

Atualizado em 26 de julho de 2023 por Flávia

O QUE É PRECATÓRIO ESTADUAL?

Semana passada o tema na série “O que é?” foi sobre “Precatórios Federais”. O post dessa semana é sobre Precatório Estadual.

Precatório estadual é o Precatório que tem como origem uma causa contra um dos 26 Governos Estaduais, ou Distrito Federal ou alguma de suas instituições (ou autarquias). A causa vem de um juizado localizado em qualquer comarca, existente em diversos municípios, e depois encaminhada a um Tribunal de Justiça Estadual (TJ).

Limite de Pagamento para Precatórios Estaduais

Dos 27 estados, apenas 2 não alteraram o limite mínimo constitucional de Precatórios, que é de 40 salários mínimos. Apenas Pará e Pernambuco não haviam sancionado uma lei estadual até a data deste levantamento.
Os menores valores são nos estados de Alagoas e Piauí, que levam em consideração o teto previdenciário. Esse limite hoje é de R$ 5531,31.
Já os estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Espirito Santo tem limites baseados em unidades fiscais próprias. Sendo que São Paulo e Mato Grosso tem os maiores limites, sendo valores próximos, respectivamente a 30 e 37 salários mínimos.
O estado do Paraná também tem um limite diferenciado, de R$ 15 mil. Todos os outros estados fixam os limites com base em números de salários mínimos. Esses números variam entre 7 (praticado por Rio Grande do Sul e Acre) até 25 (Roraima).

Fila de Pagamento de Precatório Estadual

Fila de pagamento de Precatório Estadual
A fila de pagamento de Precatório Estadual, ao contrário dos Federais, não tem um prazo bem definido. Cada estado tem uma situação diferente. Mas, no geral, estados não são considerados bons pagadores de Precatórios. Tanto que boa parte dos Precatórios atrasados são de responsabilidade dos órgãos estaduais.
Estados como Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo tem situação alarmante e dificilmente conseguirão cumprir o prazo imposto pela EC 94/2016.
Esses estados tem fila de pagamento média de 15 anos!
Para se adequar ao prazo limite, vários desses estados teriam que mais que triplicar o percentual minimo hoje pago, que é de 1,5% da Receita Corrente Liquida.
 
Este artigo faz parte da série ” O que é?” aqui do nosso blog. Postagens dessa série são sempre atualizadas. Quer acompanhar? Cadastre seu e-mail na nossa newsletter!


assinar a newsletter

Breno Rodrigues

Breno Rodrigues

Artigos: 189

35 comentários

    • Olá Carlos, tudo bem?

      Você deve consultar o site do tribunal onde a causa foi julgada. Dependendo do tribunal você consegue ver a fila de pagamento e se há alguma movimentação em seu processo que apresente alguma novidade.

      Espero ter ajudado 😀

  1. Tenho uma certidão do tribunal de justiça de 2002 com precatório a receber. Meu marido detentor do precatório ja até faleceu esperando pagamento. Agora os filhos e eu somos herdeiros. Ai pergunto : qual caminho sigo pra recrber? Vender é melhor? Podem me indicar compradores?

    • Olá Nadja tudo bem?

      Depende de qual estado. Se é desde 2002, ele deve estar no orçamento de 2004. A maioria dos estados que estão bem atrasados pagam precatórios próximos a este ano de vencimento. Então a espera sua seria de no máximo dois anos. Quanto à venda depende de sua urgência e necessidade financeira. Há também a possibilidade de fazer um acordo direto para receber antecipadamente. Quanto a indicar compradores, nós preferimos não fazer isso para não nos vincularmos a alguém.

      Espero ter ajudado 🙂

  2. Boa tarde, gostaria de saber se um Precatório de Alagoas poderia compensar uma divida ativa da União. No caso, é que tenho uma divida na caixa econômica federal e o precatório é do Estado de alagoas. Isso é possível? Essa compensação entre Estado e União?

    • Olá Breno, meu xará, tudo bem?

      Não é possível. A compensação só é possível na esfera em que o precatório foi expedido. Dessa forma para compensa dívidas com a união, apenas precatórios federais podem ser utilizados. E os precatórios de Alagoas só podem ser utilizados para compensar dívidas estaduais como ICMS e IPVA por exemplo.

      Espero ter ajudado 🙂

  3. BAO TARDE MEU PROCESSO ESTA NA SETOR DE RPV E PRECATORIO NO JEF DE SAO PAULO A 60 DIAS PARADO, GOSTARIA DE SABER QUANTO TEMPO FICA NESTE SETOR E POR QUE A DEMORA.

    • Olá Paulo, tudo bem?

      Infelizmente não há um prazo definido para a expedição do precatório depois de confirmado o valor para o pagamento. Além disso o tribunal ficou 30 dias em recesso, terminando no final de janeiro, o que explicaria ao menos metade destes 60 dias. Dessa forma, não há muito o que fazer além de esperar a expedição da RPV. Após a expedição porém há prazo determinado para o pagamento.

      Espero ter ajudado 🙂

    • Dário,

      Depende do tribunal. Em alguns você consegue ver o valor atualizado enquanto outros você precisa de uma senha de acesso para ver os documentos. Isso se o processo for totalmente digital, caso contrário apenas indo no tribunal.

      Espero ter ajudado 🙂

    • José Francisco,

      Seu precatório está na posição 126 da fila (última atualização em março deste ano). Se o ritmo de pagamento se mantiver, você deverá recebê-lo até o fim do próximo ano.

      Espero ter ajudado 🙂

  4. Boa tarde eu tenho um precatori que e alimentar que era pra ser pago no final de 2019 e ja estamos em janeiro de 2020 fui no adevogado e ele falou que os valores foi pago a mais do que era o valor e ai o inss descordou do valor e agora sera que vai demorar muito agora pois o ultimo movimento foi dia 8 01 2020 e esta cocluso para decisao

    • Claudionir,

      Tem que entender melhor o processo, mas quando a discussão do valor, geralmente, o valor menor é disponibilizado para pagamento enquanto se discute a diferença do cálculo. Assim, a não ser que o ofício foi expedido com o valor errado, isso que você disse não era pra ter acontecido. Se você puder passar o número do processo verifico o que pode ter ocorrido.

      Fico no aguardo 🙂

    • Olá Natanael, tudo bem?

      Na verdade não. Precatório só podem ser usados para quitas dívidas tributárias com o mesmo devedor. Ou seja, precatório do estado do Paraná só serviria para quitar impostos estaduais como ICMS e IPVA.

      Espero ter ajudado 🙂

    • Olá Edvaldo tudo bem?

      O valor eu não consigo ver, mas a posição na fila sim. Você está na posição 25 do ano de 2015 ou 4549 do total.

      Espero ter ajudado 🙂

  5. boa tarde dr gostaria de ver si o amigo consegue ver o valor de uma precatória aqui no rg do sul o numero 185112 no processo que consigo ver diz aguardando pagamento precatória e em baixo diz processo suspenso

    • Jorge Antônio,

      No Rio Grande do Sul a movimentação do processo é suspensa enquanto o precatório não é pago. Assim, não precisa se prerocupar.

      Espero ter ajudado 🙂

  6. Boa noite a todos. Abri mão dos excedentes em uma ação de 33 mil já vencida em todas as instâncias e recursos, caindo para o piso que era de 29 mil para não entrar nos precatórios. Logo após o Governo de São Paulo reduziu o piso para 11 mil… alguém pode me dizer se valerá o valor anterior a mudança, ou não terá como sair do precatório? Obrigado!!!

    • Carlos,

      A mudança previa todas as causas que não tiveram o ofício requisitório expedido até a data da alteração. Assim se no seu caso, não havia sido expedido, infelizmente, ele volta a ser precatório. Como a desistência era para que fosse pago mais rápido e não se concretizou, talvez você consiga reaver a diferença.

      Espero ter ajudado 🙂

  7. vocês sabem em que ano está os pagamentos dos precatórios do estado de São Paulo ? tenho pra receber um precatório que entrou na lista no dia 08/02/2019.

  8. Boa tarde, tenho um precatório alimentar contra a Fazenda Estadual de SP publicado para pagamento em 30/11/2020, na ordem cronológica. Está agora para levantamento e atualização dos valores em DEPRE. Vocês tem idéia de quanto tempo estão demorando nestes cálculos, até disponibilidade para saque?

    • Maria Cecília,

      Em SP, devido a terem ficado 6 meses parados ano passado, as coisas estão muito lentas. Os prazos processuais de pagamento e levantamento estão demorando mais do que 6 meses.

      Espero ter ajudado 🙂

    • Sinalva,

      Não existe uma lista oficial. Quem geralmente faz este tipo de trabalho é o sindicato dos professores de sua cidade. Procure-os para que tenha acesso a este tipo de informação.

      Espero ter ajudado 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *