quando é o pagamento de precatórios do TRF1?

Quando serão pagos os Precatórios do TRF1?

Como dizemos nos posts anteriores sobre o TRF2 e TRF5, acompanharíamos a situação dos outros tribunais. E, aparentemente o TRF1 deu alguma movimentada, o que faz com que possamos divulgar em um post aqui. Saiba o que mudou sobre os Precatórios do TRF1 abaixo.

Relação entre o CJF e o pagamento de Precatórios do TRF1

Dissemos anteriormente no post da liberação do dinheiro por parte do CJF que isso era um ótimo indício para pagamento. Como explicamos, o fato do dinheiro já estar disponível na conta dos tribunais, força os TRFs a se movimentarem para o pagamento.

Como não podem utilizar o dinheiro dos precatórios para nenhum outro tipo de despesa, não há porque segurar o dinheiro do credor ao invés de fazer o pagamento. O pessoal do TRF1 não seria tão sádico desta maneira.

Assim esse foi o primeiro bom indício sobre o assunto, mas não o único.

O que diz o tribunal?

Qualquer credor que é mais ansioso sempre questiona o prazo de pagamento já que em 2019 os pagamentos foram antecipados. Apesar de nossa descrença inicial, o CJF liberou o dinheiro no mesmo período que no ano passado, possibilitando o adiantamento do pagamento.

Mas se você acessa a página do TRF1 não encontra nada. Nenhum indicativo, notícia ou sinal de fumaça sobre o pagamento dos precatórios. Nem a frase que o pagamento pode ser feito até dezembro parece mais no site.

página inicial precatórios do TRF1


Página Inicial de Precatórios e RPVs do TRF1

Daí o credor pode ficar desanimado, desiludido, sem vontade para cantar uma bela canção. Mas para isso existe a Meu Precatório e seu, não tão grande assim, time investigativo! Onde nunca deixaremos o credor na mão!!

O que mudou agora para os precatórios do TRF1?

Da mesma forma que em outros tribunais fomos alertados pelos nossos leitores que haviam mudanças, ocorreu no TRF1. Por isso agradecemos aos leitores Silas, Josias, Juliano e Manuel.

Começamos a receber vários comentários perguntando a mesma coisa: O que significa a frase abaixo:

frase de movimentação de precatórios do TRF1
Frase enigmática, mas nem tanto que apareceu em processos do TRF1

A frase em si parece pouca coisa, mas dentro do contexto de depósito já realizado nas contas do TRF1 explicamos o que significa.

A emissão de ordem bancária é como se fosse o DOC/TED do tribunal para o pagamento de despesas. Ou seja, já foi dado o início para o pagamento de alguns precatórios! Podemos comemorar!

Dessa forma, acreditamos que todos os precatórios alimentares previstos para pagamento em 2019 começarão a ser pagos no mês de abril. Porém sem a confirmação oficial do tribunal não conseguimos informar se todos os precatórios serão efetivamente pagos agora.

Meu precatório não teve mudança e agora?

Pelo que vimos, neste primeiro momento apenas precatórios alimentares tiveram essa mudança. Pesquisamos cerca de 10 precatórios alimentares de números aleatórios e todos eles constam a mesma movimentação processual abaixo.

movimentação de precatórios do TRF1
Precatório alimentar do TRF1 com movimentação atualizada no fim de Março/19

E os precatórios comuns do TRF1?

Já os precatórios comuns não tiveram nenhuma alteração, infelizmente. Pesquisamos também a mesma amostragem de precatórios comuns, a maioria deles de desapropriação, e nada.

Isto estaria em linha com o calendário de pagamento divulgado pelos outros tribunais em que os precatórios comuns teriam pagamento previsto para maio.

Dessa forma, se você possui um precatório comum sugerimos que daqui a quase um mês verifique a movimentação de seu processo no site do TRF1. E que conte para gente se houve alguma mudança. A sua ajuda é crucial para que consigamos deixar a Meu Precatório melhor a cada dia!

Você credor do TRF1, conseguiu conferir se houve alguma mudança na movimentação do processo? Caso você não saiba como fazer isso, temos um post que ensina o passo a passo de fazer a consulta. E se ainda tiver alguma dúvida conte pra gente. Teremos o maior prazer em respondê-lo.

Até o próximo post!

141 Comentários
  • Dermeval César Garcia Leal
    Postado às 19:27h, 27 março Responder

    Boa Noite, Breno.

    Que ótima notícia, mesmo sendo de um tribunal diferente do que corre o meu processo (no meu caso TRF3), fico feliz por nossos amigos credores que tem seu processo lá. E é claro que isso aumenta a ansiedade, mas também a esperança que já já teremos notícias assim no TRF3. Agradeço por nos trazer assim de primeira mão essas informações, o parabenizo e desejo sempre, sucesso !!!

    • Breno Rodrigues
      Postado às 07:50h, 29 março Responder

      Dermeval,

      A Sônia me mandou uns links de notícias que dizem que o TRF3 também começará o pagamento em Abril, estou compilando os dados e monitorando alguns precatórios para ver se há alguma mudança e eu poder postar aqui, mas creio que está realmente perto e que os credores do TRF3 não ficarão para trás.

      Muito obrigado por ser um vistante tão ativo em nosso blog 😀

      • Tatiana
        Postado às 10:20h, 29 março Responder

        Bruno estou aguardando ansiosamente pelo seu post com as novidades do TRF3 !!!!!

        Parabéns pelo excelente blog sempre com notícias fresquinhas.

        • Breno Rodrigues
          Postado às 19:02h, 01 abril Responder

          Tati,

          Como você mesma alertou, antes de mim inclusive, saiu! Criamos um post novo sobre isso. Dá uma conferida!

          Muito Obrigado por sua participação ativa no blog!

    • Tereza
      Postado às 12:08h, 11 abril Responder

      Bom dia ta assim meu processo 5760. Reqisicao de pagamento remetido trt aguardando cumprimento na. Frenti ta complemento migrada aotrt1 se rpv previsao de pqgamento entre 45 e 60 dias quando recebo obrigado

      • Breno Rodrigues
        Postado às 09:25h, 15 abril Responder

        Olá Tereza, tudo bem?

        Você deve receber em até 60 dias contados a partir da data que aparece essa movimentação.

        Espero ter ajudado 🙂

  • Dermeval César Garcia Leal
    Postado às 19:30h, 27 março Responder

    PS:

    Amiga Sonia

    Espero que esteja acompanhando o blog, e juntos vamos torcer para que em breve seja assim no TRF3. Um abraço.

  • João Lemos
    Postado às 19:47h, 27 março Responder

    Boa noite…
    Meu precatório será pelo trf-4, nº do processo 5021817-22.2018.4.04.9388
    Ano passado, a previsão de pagamento era entre 10 e 15 de novembro de 2018, e acabou antecipado para 10 e 15 de abril, no dia 22 de março o dinheiro dos precatórios alimentares já tinha sido depositado, e o saque disponível no dia 4 de abril…
    Esse ano nenhuma atualização até agora sobre o depósito do dinheiro…

    Alguma explicação de porque ainda não foi depositado ?
    Gostaria de saber se o mais tardável de receber é no dia 15 de abril já que a data é entre 10 e 15 de abril ?

    Ano passado fiz o saque do meu precatório normalmente, pois eram duas requisições, uma minha, e outra do advogado, esse ano o precatório é apenas uma requisição, tendo a minha parte como “beneficiário”, e o advogado como “honorário”, eu posso ir sacar quando estiver disponível ? ou apenas o advogado pode fazer o saque e depois repassar a minha parte ?

    Obrigado.

    • Breno Rodrigues
      Postado às 07:29h, 29 março Responder

      Olá João, tudo bem?

      Quanto a antecipação do pagamento, como a constituição prevê até o dia 31 de dezembro do ano de vencimento, a antecipação não é obrigatória e depende do repasse do CJF, que aconteceu um pouco mais tarde em relação ao ano passado. A data de 10 a 15 é para o depósito do dinheiro, não para o saque. Desta forma, ir ao banco no dia 15 pode ser perda de tempo. Como eles não lançaram um calendário informando sobre a emissão dos alvarás de levantamento, o ideal é acompanhar a movimentação do processo ou esperar algo entre 15 a 30 dias para poder fazer o saque.

      Já sobre os honorários, tanto você quanto seu advogado podem fazer o saque e repassar a parte para o outro. Desta forma, faça o que achar que seja mais fácil para você e ele.

      Espero ter ajudado 🙂

      • João Lemos
        Postado às 15:41h, 30 março Responder

        Breno, muito obrigado pela sua atenção, o Blog está de parabéns.
        Você acredita que os precatórios alimentares serão depositados nesta primeira semana de abril ? Ou você acha que pode acabar ficando para a data limite (15 de abril) ?
        Um abraço

        • Breno Rodrigues
          Postado às 18:58h, 01 abril Responder

          João,

          Cremos que o depósito será feito na primeira quinzena com o saque já para a segunda quinzena, por causa do alvará de levantamento. Mas isso é um chute, baseado nos anos anteriores. Espero que estejamos certos!

          Espero ter ajudado 😀

  • Sonia
    Postado às 23:42h, 27 março Responder

    Boa noite Breno.
    Parabéns pelo artigo e pela ótima informação nesse post!!
    Sempre informando e ajudando a todos.
    No TRF3 tbm acontece essa mesma resposta na pesquisa.
    Realmente é muito desanimador para os credores.
    Espero que aconteça o mesmo com o TRF3.
    Vamos aguardar.

    • Breno Rodrigues
      Postado às 07:53h, 29 março Responder

      Sônia,

      Recebi os links e estou compilando as informações para poder fazer algo semelhante para o TRF3 assim que estiver uma confirmação mais segura. Mas creio que nos próximos dias teremos boas notícias.

      Muito Obrigado pela sua ajuda 🙂

    • Ligia
      Postado às 19:23h, 29 março Responder

      Que ótima notícia Breno😊
      No meu processo apareceu essa mensagem, agora é cruzar os dedos pra que comecem os pagamentos em Abril..Muito obrigada pelas informações!!

  • Giovanna
    Postado às 14:24h, 29 março Responder

    Olá!
    O processo do meu pai está com a situação “SOBRESTADO” desde 08/2018. Porém, o precatório está na LOA de 2019. Acha que essa situação pode impedir o pagamento? Está no TRF3.

    • Breno Rodrigues
      Postado às 16:49h, 29 março Responder

      Olá Giovanna tudo bem?

      Depende. Tem que ler o documento que põe e sobrestado. O TRF3 coloca em sobrestado um precatório que ainda não foi pago. Olha o que está escrito na decisão de outro precatório:
      “Tendo em vista que nestes autos ainda pende pagamento da verba devida à parte autora a ser concretizado por meio de PRECATÓRIO, previsto para o exercício de 2019, SOBRESTE-SE o feito até a informação do depósito pelo E. TRF3”
      Então, neste caso específico, o sobrestado é apenas um aguardo do pagamento. Assim se há a mesma frase no seu processo, pode ficar tranquila.

      Espero ter ajudado 😀

      • Giovanna
        Postado às 15:09h, 02 abril Responder

        Olá Breno! Obrigada pelo retorno, ontem o PAGO TOTAL apareceu para nós!!! 😀
        Advogado irá se informar melhor hoje e caso conseguimos sacar informo vocês.

        • Breno Rodrigues
          Postado às 17:43h, 03 abril Responder

          Giovanna,

          Que ótimo! Falta só ver se já houve a liberação do alvará de levantamento. Segundo alguns leitores isso já foi feito e já realizaram o saque.

          Muito obrigado por sua contribuição! 🙂

  • Sonia
    Postado às 15:24h, 29 março Responder

    Boa tarde Breno!!
    Esses links são muito incertos né,.
    Minha esperança são seus artigos que só contém as verdades sobre os precatorios.
    Fico sempre no aguardo.
    Afinal,são tantos anos de espera e a ansiedade é muito grande. Rsrsr…
    Ficamos no aguardo
    Obrigada.😮

  • Laerte
    Postado às 10:01h, 30 março Responder

    Bom dia Breno, parabéns pelo excelente trabalho.
    O precatório que irei receber é pelo TRF-4, de origem alimentar, sendo assim acho que não necessita de alvará.
    Assim que depositado posso fazer o saque ?
    Até 15 de abril será feito o depósito ?

    • Breno Rodrigues
      Postado às 19:01h, 01 abril Responder

      Laerte,

      Na verdade todos os precatórios tanto comuns quanto alimentares precisam de alvarás para serem sacados. Apenas RPVs que não precisam disso. Assim demora um pouco a partir do efetivo depósito, esperamos que seja algo entre 10 a 15 dias.

      Espero ter ajudado 😀

  • Edgard Muller
    Postado às 15:58h, 01 abril Responder

    Boa tarde Breno,
    O status do meu PRC no TRF3 mudou e esta assim,”Situação de requisição -PAGO TOTAL – Informado ao Juízo”.
    Qual sera os próximos passos?

    Grato

    • Breno Rodrigues
      Postado às 16:13h, 01 abril Responder

      Olá Edgard, tudo bem?

      Apesar do pagamento ter sido efetuado, precatórios precisam de um alvará de levantamento pelo juiz para que o saque seja feito. Para que não vá a toa ao banco recomendo que espere entre 10 a 15 dias para poder ir fazer o saque.

      Espero ter ajudado 😀

  • Tatiana
    Postado às 16:11h, 01 abril Responder

    TRF3 acabou de liberar a consulta da requisição de pagamento.

    Uhulllllllllllllllll!!!!!!!!!!!!!

    • Breno Rodrigues
      Postado às 16:15h, 01 abril Responder

      Ei Tati,

      Acabamos de ver isso aqui e vamos soltar um texto ainda hoje com essa novidade.

      Muito obrigado pelo aviso! 🙂

  • Edgard Muller
    Postado às 16:21h, 01 abril Responder

    Boa tarde Breno,

    Ok vamos aguardar os 15 dias .

    Muito obrigado,esse sim é um primeiro de Abril de verdade KKK

    • Breno Rodrigues
      Postado às 18:16h, 01 abril Responder

      Fala Edgard!

      Esperamos que saia antes, mas é melhor aguardar um tempinho apesar da grande ansiedade. De toda forma a páscoa será gorda! 😀

      Espero ter ajudado 😀

  • Dermeval César Garcia Leal
    Postado às 16:28h, 01 abril Responder

    Boa Tarde Breno

    Ótimas notícias !!!

    A cabei de consultar meu precatório e o status

    Requisição de Pagamentos
    Momento da consulta: segunda-feira, 1 de abril de 2019 às 15:50

    Procedimento PRC
    Número 20180058184
    Data prococolo TRF 02/04/2018 17:51:16
    Situação do protocolo REGISTRADA
    Ofício Requisitório 20180000362R
    Juízo de origem JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DE PIRACICABA SP
    Processos originários 0004236-53.2013.4.03.6326
    Requerido FUNDO DO REGIME GERAL DE PREVIDENCIA SOCIAL
    Requerentes DERMEVAL CESAR GARCIA LEAL
    Advogado ENESIO JORGE DE SOUSA FERREIRA
    Ano da proposta 2019
    Data conta de liquidação 01/01/2018
    Valor solicitado
    Valor inscrito na proposta
    Situação da requisição PAGO TOTAL – Informado ao Juizo
    Banco BANCO DO BRASIL S/A
    Natureza ALIMENTÍCIA

    Agradeço por tudo e continuarei acompanhando e indicando o blog . Abração!!!

    • Breno Rodrigues
      Postado às 18:55h, 01 abril Responder

      Valeu Dermeval!

      A partir de seu comentário e de outros leitores fizemos um novo post alertando sobre o pagamento!

      Agradecemos muito a sua contribuição! 🙂

  • JOSUÉ MACHADO SALES
    Postado às 21:28h, 01 abril Responder

    PRAZER,BRENO!! ACOMPANHO SEU BLOG,PARABÉNS. TORCENDO POR TODOS,QUE ASSIM COMO EU,ESTÃO ANSIOSOS E NO AGUARDO DE COISAS POSITIVAS. MEU PROCESSO É O 7721920184019198 TRF1
    TAMBÉM RECOMENDAREI À OUTRAS PESSOAS,SEU MAGNIFICO BLOG.

    • Breno Rodrigues
      Postado às 18:16h, 03 abril Responder

      Olá Josué tudo bem?

      Nós que agradecemos sua visita. 😀

      Seu precatório teve o valor depositado na Caixa já, agora basta aguardar a liberação para o saque.

      Espero ter ajudado 😀

  • Eder
    Postado às 09:13h, 02 abril Responder

    Bom dia Breno!

    Quantos dias pode levar esse procedimento “AGUARDANDO EMISSÃO DE ORDEM BANCÁRIA PELA EXECUÇÃO FINANCEIRA”

    Outra pergunta esse Alvará e enviado a quem? Somente banco ou Cliente ou Advogado?
    Quem saca o valor?
    E como saber o valor total depositado?

    Obrigado pela Atenção..

    • Breno Rodrigues
      Postado às 13:43h, 02 abril Responder

      Éder,

      Como dito no post, sem um calendário de confirmação não tem como fazer previsões muito acertadas. a tendência é que seja pago ainda em abril com a liberação do saque até o mês de maio. O valor pode ser sacado tanto pelo advogado quanto pelo próprio credor.

      Já o valor depositado é informado através de um comprovante de depósito apenas no processo.

      Espero ter ajudado 😀

  • Eder
    Postado às 14:45h, 02 abril Responder

    Boa tarde Breno !

    Movimentação no TRF1

    02/04/2019 14:05:00 40510 VALOR DEPOSITADO NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

    • Breno Rodrigues
      Postado às 17:44h, 03 abril Responder

      Olá Eder, tudo bem?

      Que maravilha! Falta apenas a liberação do alvará de levantamento para que o saque seja feito. Esperamos que isso não demore muito.

      Espero ter ajudado 😀

  • Juliano
    Postado às 15:01h, 02 abril Responder

    02/04/2019 14:05:00 40510 VALOR DEPOSITADO NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

    Essa é a última atualização do TRF1

    • Breno Rodrigues
      Postado às 18:06h, 03 abril Responder

      Juliano,

      Isso quer dizer que está bem perto. Só falta o alvará de levantamento para que o saque seja feito.

      Espero ter ajudado 😀

  • Marlene de oliveira bandeira
    Postado às 19:41h, 02 abril Responder

    Não sei como consultar meu precatório do trf1.

  • Vinicius Campos
    Postado às 20:28h, 02 abril Responder

    02/04/2019 14:05:00 40510 VALOR DEPOSITADO NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL MEDIANTE ALVARÁ
    O que isso significa ?

    • Breno Rodrigues
      Postado às 18:38h, 03 abril Responder

      Olá Vincius tudo bem?

      Significa que o dinheiro está na caixa mas que depende da expedição do alvará de levantamento pelo tribunal que é o documento que libera o saque.

      Espero ter ajudado 😀

  • Vinicius Campos
    Postado às 21:31h, 02 abril Responder

    Breno o meu ta daquele jeito que postei acima e o da minha irmã ta assim
    02/04/2019 14:05:00 40510 VALOR DEPOSITADO NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (não falou nada de mediante alvará)

    • Breno Rodrigues
      Postado às 18:49h, 03 abril Responder

      Olá Vinicius,

      Então a principio já está liberado para o saque. Alguns casos são diferentes dos outros por causa da agilidade e do juiz que tem que fazer os despachos.

      Espero ter ajudado 😀

  • Vinicius Campos
    Postado às 08:58h, 03 abril Responder

    03/04/2019 00:47:18 40900 OFÍCIO INFORMANDO VALOR DEPOSITADO NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (68439)
    ansioso o que falta agora breno.

    • Breno Rodrigues
      Postado às 14:42h, 03 abril Responder

      Vinicius,

      Basta aguardar a liberação do saque através do alvará de levantamento que é expedido pelo juiz da ação. Isso pode demorar até 15 dias, então o ideal é verificar na movimentação do processo se aparece alguma novidade.

      Espero ter ajudado 😀

  • Dermeval Cesar Garcia leal
    Postado às 09:55h, 03 abril Responder

    Bom dia, meu querido
    Já está na minha conta o valor do meu precatório. Foi até mais rápido do que eu esperava. Um grande abraço e sucesso, sempre.

    • Breno Rodrigues
      Postado às 20:06h, 03 abril Responder

      Maravilha Dermeval!

      Ótima notícia! Mias rápido que todos nós esperávamos. Agora dá para ter uma páscoa mais gorda.

      Muito Obrigado por suas contribuições! 😀

  • Juliano
    Postado às 14:24h, 03 abril Responder

    Oi Breno

    03/04/2019 04:52:53 40900 OFÍCIO INFORMANDO VALOR DEPOSITADO NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (70552)

    Com essa mensagem de hoje, já posso sacar meu precatório, ou devo esperar mais alguma movimentação no processo?

    • Breno Rodrigues
      Postado às 20:04h, 03 abril Responder

      Olá Juliano, tudo bem?

      Pelo que percebi dos comentários do leitores, sim. Porque quando precisa de alvará aparece uma movimentação diferente. Então só ir no banco e tirar o dinheiro para aproveitar sua Páscoa!

      Espero ter ajudado 😀

  • rafael
    Postado às 08:55h, 04 abril Responder

    03/04/2019 13:56:14 40900 OFÍCIO INFORMANDO VALOR DEPOSITADO NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (74938)
    02/04/2019 14:05:00 40510 VALOR DEPOSITADO NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
    26/03/2019 18:08:00 40530 AGUARDANDO EMISSÃO DE ORDEM BANCÁRIA PELA EXECUÇÃO FINANCEIRA

    Estive na Caixa e nao localizaram Precatório no CPF . alguma ideia?

    • Breno Rodrigues
      Postado às 15:25h, 05 abril Responder

      Olá Rafael, tudo bem?

      Como você foi no mesmo dia, talvez a transação não tenha sido processada. No geral leva até 3 dias úteis para o dinheiro aparecer na conta judicial em seu nome. Mas ele com certeza estará na conta, a única questão é se o saque estará liberado ou se precisa aguardar o alvará de levantamento do TRF1.

      Espero ter ajudado 🙂

  • claudinei
    Postado às 11:03h, 10 abril Responder

    bom dia ,meu precatorio do inss foi expedido em 01/06/2017 pela ordem cronologica era para eu receber em setembro de 2018.perguntei para minha advogada se é pago quando aparecer no LOA, mas ela nao sabia o que é LOA.por favor me ajude.agradeço desde ja.

    • Breno Rodrigues
      Postado às 10:26h, 11 abril Responder

      Olá Claudinei tudo bem?

      Depende se seu precatório foi expedido por um TRF ou um TJ. Ele só aparece na LOA se for expedido por um tribunal federal (TRF). Daí basta procurar pelo número do processo na LOA 2018. Mas pelo prazo já era para ter sido pago se fosse um TRF, por isso penso que o processo correu na justiça estadual, o que faz com que haja um atraso grande.

      Espero ter ajudado 🙂

  • Josiane
    Postado às 15:18h, 11 abril Responder

    Oi boa tarde sou Josiane tenho um precatório alimentar pra receber do TRF1 Consta como depositado no site no banco do Brasil desde do dia 03/04 hj fui na defensoria pública ver o andamento do processo me informaram que vai levar uns 6 meses ainda pra mim poder receber o dinheiro pq demora para chegar a liberação do dinheiro pelo INSS e juiz autorizar o saque isso e verdade? Venho acompanhando o seu blog e vi que tem pessoas que até já conseguiram até sacar me ajuda entender por favor 😔

    • Breno Rodrigues
      Postado às 10:27h, 12 abril Responder

      Olá Josi, tudo bem?

      Seis meses é um prazo que não vimos. Mas entre o depósito e o saque pode levar um tempo sim, que é o tempo para a expedição do alvará de levantamento, que é o documento que autoriza que o dinheiro seja retirado. Normalmente este prazo é de até 15 dias úteis mas pode ser mais dependendo da fila de processos na sua frente.

      Espero ter ajudado 🙂

      • Josiane
        Postado às 16:34h, 12 abril Responder

        Ajudou sim, obrigada agora fico mais tranquila Deus abençoe vc esse blog é muito importante traz sempre as notícias de forma claras , rápido e objetivas te agradeço muito por ter .e respondido rápido 🤗

        • Breno Rodrigues
          Postado às 14:14h, 15 abril Responder

          Josi,

          Nós que agradecemos por você sempre retornar ao nosso blog. 🙂

          • Josiane
            Postado às 18:41h, 18 abril

            Olá Breno no processo apareceu ontem concluso para despacho decisão será que agora já está próximo do juiz expedir o alvará de liberação de saque? O que isso quer dizer?

          • Breno Rodrigues
            Postado às 22:38h, 22 abril

            Olá Josi tudo bem?

            Conclusos para despacho quer dizer que o processo está na mão do juiz para que ele tome alguma decisão. Sem saber em que pé está seu processo não tenho como afirmar se isso é para alvará de levantamento ou outra coisa.

            Espero ter ajudado 🙂

  • Renata
    Postado às 21:52h, 12 abril Responder

    Boa Noite Breno,
    Poderia me ajudar no meu processo aparece assim:
    03/04/2019 09:37:39 40900 OFÍCIO INFORMANDO VALOR DEPOSITADO NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (72758)
    02/04/2019 14:05:00 40510 VALOR DEPOSITADO NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
    26/03/2019 18:08:00 40530 AGUARDANDO EMISSÃO DE ORDEM BANCÁRIA PELA EXECUÇÃO FINANCEIRA

    Devo esperar o alvará pra saque?

    Muito Obrigada

    • Breno Rodrigues
      Postado às 10:17h, 15 abril Responder

      Olá Renata, tudo bem?

      A gente sugere que seja aguardado algo entre 10 a 15 dias para a expedição do alvará, já que nem sempre é informado sobre isso na movimentação do processo. Assim creio que depois da páscoa o dinheiro já deve estar liberado.

      Espero ter ajudado 🙂

      • Renata
        Postado às 18:45h, 15 abril Responder

        Obrigada Breno!!

  • Sergio
    Postado às 10:54h, 16 abril Responder

    Bom dia Breno,

    Primeiramente gostaria de parabeniza lo pelo Blog, que trás informações praticamente em tempo real, nos deixando inclusive mais tranquilos quanto ao andamento processual.

    Gostaria de informar que tive o contato algumas vezes pelo telefone disponibilizado no TRF 1 e todas as vezes me passaram a informação que não haveria necessidade de alvará e o valor deveria ser pago no início de maio, visto que meus precatório tem natureza comum.

    Diante disso, sabe me confirmar se há essa possibilidade de não precisar do alvará?

    Obrigado,
    Abracos!

    • Breno Rodrigues
      Postado às 13:48h, 22 abril Responder

      Olá Sérgio, tudo bem?

      Depende na verdade. O alvará é “automaticamente” pedido pelo juiz que faz a expedição do precatório. Só que em alguns casos ele pode não se necessário. Mas isso não é uma regra geral, mas sim específica, dependendo de cada caso. Se a informação passada a você foi de seu processo específico e não de precatórios comuns em geral, a informação pode estar correta sim.

      Espero ter ajudado 🙂

  • Marlene de oliveira bandeira
    Postado às 13:47h, 16 abril Responder

    Ola Breno tudo bem ?vc poderia me tirar uma duvida? O meu processo esta assim:
    Cod Descrição Complemento
    03/04/2019 02:25:33 40900 OFÍCIO INFORMANDO VALOR DEPOSITADO NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (69288)
    02/04/2019 14:05:00 40510 VALOR DEPOSITADO NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL MEDIANTE ALVARÁ
    26/03/2019 18:08:00 40530 AGUARDANDO EMISSÃO DE ORDEM BANCÁRIA PELA EXECUÇÃO FINANCEIRA

    Porem meu irmao que e advogado acessou o processo e me disse que a ultima movimentacao foi essa:Peticao oficio documentado recebidao em secretaria…

    Isso foi ontem 15/04. Ja posso sacar ? Ou sera que ainda vai demorar muito? Obrigada

    • Breno Rodrigues
      Postado às 17:43h, 22 abril Responder

      Olá Marlene, tudo bem?

      A princípio essa petição deve ter sido enviada pelo seu advogado. Então esta ultima movimentação seria seu advogado pedindo a expedição do alvará de levantamento para que você possa fazer o saque. Não há um prazo bem definido para este tipo de coisa, podendo levar até um mês, dependendo da complexidade do processo e do número de processos na mesa do juiz.

      Espero ter ajudado 🙂

  • Marlene de oliveira bandeira
    Postado às 17:52h, 22 abril Responder

    Ola breno obrigada pela resposta.
    Hj teve mais uma movimentação esta asdim: Cod Descrição Complemento
    16/04/2019 10:19:56 137 CONCLUSOS PARA DESPACHO

    Oque isso significa? Desculpe estar perguntando muito estou precisando para um tratamento por Isso tanta ansiedade.muito obrigada

    • Breno Rodrigues
      Postado às 21:42h, 22 abril Responder

      Olá Marlene, tudo bem?

      Apenas essa frase significa que o processo foi enviado ao juiz para que ele faça alguma decisão. Mas sem saber em que pé está o processo não dá para saber muito se isso vai te ajudar ou não.

      Espero ter ajudado 🙂

  • Rodrigo
    Postado às 14:43h, 24 abril Responder

    Tenho uma cliente em que o Precatório foi autuado como Precatorio Alimentar em julho/2018 e não teve nenhum andamento. O que fazer?

    • Breno Rodrigues
      Postado às 17:03h, 25 abril Responder

      Rodrigo,

      Precatórios expedidos depois de julho de 2018 só serão pagos em 2020. Assim só resta esperar.

      Espero ter ajudado 🙂

  • Elisangela Maria Silva dos Santos
    Postado às 19:24h, 24 abril Responder

    Olá Breno acabei de ver o meu processo e esta assim aguardando remessa ao cartório de origem sabe me informar o que procede.
    Processo 2004.001.013838-3.
    Já agradeço

    • Breno Rodrigues
      Postado às 17:00h, 25 abril Responder

      ELisangela,

      Significa que o processo está se movimentando do cartório para o tribunal. Na prática não muda muita coisa.

      Espero ter ajudado 🙂

  • Rodrigo
    Postado às 11:04h, 25 abril Responder

    Meu precatório foi distribuido em julho de 2018 e até agora não teve movimentação, o que eu posso fazer?

    • Breno Rodrigues
      Postado às 16:56h, 25 abril Responder

      Olá Rodrigo tudo bem?

      Se ele foi distribuído em julho de 2018, ele só será pago em 2020. Desta forma não há o que ter de movimentação por agora.

      Espero ter ajudado 🙂

  • cesar silva
    Postado às 11:26h, 30 abril Responder

    Caro Breno,

    minha ação acidentaria correu no TJ-GO. Já transitou em julgado em desfavor do INSS. O juiz expediu mandado de intimação ao Procurador Federal em Goiás:

    “Cumpra-se o Sr. Oficial de Justiça o presente mandado, intimando o Procurador Federal em Góias para que proceda ao pagamento do Precatório e da Requisição de Pequeno Valor (anexos), expedidos no evento 35, em favor do requerente XXXXXXXXXX e seu advogado XXXXXXXXXX, OAB/GO n. XXXX.”

    Isso não deveria ter sido enviado diretamente ao TRF1 ?

    • Breno Rodrigues
      Postado às 18:55h, 30 abril Responder

      Olá Cesar, tudo bem?

      Na verdade não. Se tudo foi julgado n TJ-GO continuará lá. Mesmo que o INSS seja um órgão federal. Desta forma a fila de pagamento é diferente e ele não será pago baseado na LOA e sim nas regras do próprio TJ para os precatórios do INSS.

      Espero ter ajudado 🙂

  • Raquel Pereira
    Postado às 18:03h, 30 abril Responder

    Olá, Breno!
    Estou com uma dúvida: meu processo de precatório já está na Presidência do TRF/1ª e, desde setembro de 2018, foi autuado como precatório alimentar.
    Agora basta aguardar a inclusão no orçamento de 2020 – até 1º/07/2019? Ou é necessário realizar algum procedimento?

    Desde já agradeço

    • Breno Rodrigues
      Postado às 19:39h, 30 abril Responder

      Raquel, tudo bem?

      Se ele já foi autuado como precatório alimentar, basta esperar até 2020 para o pagamento. Ou primeiramente sair a LOA 2020 para ter a certeza de que ele será pago ano que vem.

      Espero ter ajudado :_

  • Dany
    Postado às 09:29h, 01 maio Responder

    Olá !! Bom dia! Esse processo é no Stj. Sabe informar se o pagamento tá próximo?

    Remetidos os Autos (outros motivos) para COORDENADORIA DE EXECUÇÃO JUDICIAL após pagamento das RPVs de abril de 2019 (123)

    30/04/201915:41 Expedição de Ordem bancária nº ao (à)CEF para pagamento de RPVs de Abril de 2019 (60)

    • Breno Rodrigues
      Postado às 09:04h, 03 maio Responder

      Olá Dany, tudo bem?

      O pagamento foi enviado a Caixa. Assim basta alguns dias úteis para o processamento dos dados. Creio que até segunda já esteja liberado para o saque.

      Espero ter ajudado 🙂

  • Ygor
    Postado às 16:17h, 03 maio Responder

    Boa tarde!
    Verifiquei o meu e ele encontra-se assim:

    26/04/2019 15:32:00 40530 AGUARDANDO EMISSÃO DE ORDEM BANCÁRIA PELA EXECUÇÃO FINANCEIRA

    Ele é do TRF1, já estaria para ser pago então?
    E gostaria de parabenizar pelo conteúdo do site.

    • Breno Rodrigues
      Postado às 19:32h, 07 maio Responder

      Olá Ygor, tudo bem?

      Nós que agradecemos a sua visita 😀
      Está para ser pago sim. Este é o último movimento do processo antes do depósito pelo tribunal.

      Espero ter ajudado 🙂

  • Mateus
    Postado às 12:43h, 05 maio Responder

    Boa tarde.
    O meu avô tem um rpv para receber e o mesmo já consta que será pago esse ano.
    A situação dele é a seguinte:
    Processo: 1999.38.00.038972-6
    Movimentação:
    30/04/2019 16:42:04 159 DILIGENCIA CUMPRIDA RPV RETIFICADA
    11/04/2019 14:55:15 159 DILIGENCIA ORDENADA DEFERIDA
    11/04/2019 14:54:51 153 DEVOLVIDOS C DECISAO OUTROS ESPECIFICAR
    05/04/2019 15:36:33 137 CONCLUSOS PARA DESPACHO
    05/04/2019 15:35:32 210 PETICAO OFICIO DOCUMENTO JUNTADOO 2ª OFICIO COREJTRFIT 0072915 E 0072916 E PETIÇAO DO AUTOR
    26/02/2019 15:40:34 210 PETICAO OFICIO DOCUMENTO JUNTADOO POR COTA DA AGU
    26/02/2019 15:36:22 218 RECEBIDOS EM SECRETARIA
    11/02/2019 08:36:57 126 CARGA RETIRADOS AGU AGU INTERESSADOAGU
    05/02/2019 15:14:39 210 PETICAO OFICIO DOCUMENTO JUNTADOO EXQTES

    Processo: 0110545-96.2018.4.01.9198
    03/04/2019 09:57:36 40900 OFÍCIO INFORMANDO VALOR DEPOSITADO NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (72916)
    02/04/2019 14:05:00 40510 VALOR DEPOSITADO NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
    26/03/2019 18:08:00 40530 AGUARDANDO EMISSÃO DE ORDEM BANCÁRIA PELA EXECUÇÃO FINANCEIRA
    18/07/2018 16:29:00 140800 OFICIO EXPEDIDO AO DEVEDOR ENCAMINHANDO A RELACAO DE PRECATORIOS A PAGAR EM 2019 (ART.100/CF E LDO)

    Então não consigo informações concretas sobre o pagamento desse RPV com o advogado, gostaria de saber se já está perto a liberação do pagamento.
    Acompanho o blog e gostaria de parabenizar pelas explicações, pois, elas já me ajudaram muito.
    Obrigado

    • Breno Rodrigues
      Postado às 19:48h, 07 maio Responder

      Mateus,

      Pelo que entendi são dois processo diferentes, certo? O primeiro fala que o valor da RPV estava incorreto e que ele foi corrigido no dia 30/04.
      Já o segundo fala que o valor está depositado na caixa desde o dia 03/04, estando disponível para saque.

      Espero ter ajudado 🙂

  • Roberto
    Postado às 15:08h, 07 maio Responder

    Boa tarde Breno.
    Parabéns pelo blog, tudo muito bem explicado.
    Gostaria de tirar uma dúvida, o valor que está no Loa será o valor real que a pessoa irá receber ou ainda incidirá juros e correções.
    Obrigado

    • Breno Rodrigues
      Postado às 20:09h, 07 maio Responder

      Olá Roberto, tudo bem?

      Muito obrigado! Nós que agradecemos sua visita 😀

      O valor sofrer no mínimo correção monetária. Já a questão de juros de mora, na maioria das vezes não incide, mas há um julgamento no STF sobre este assunto.

      Espero ter ajudado 🙂

  • Josiane
    Postado às 20:13h, 07 maio Responder

    Boa noite Breno gostaria de saber se para mim ter acesso ao dinheiro ainda vai demorar muito hj eu fui na defensoria pública eles me informaram que mesmo depois que o juiz expedir o alvará demora pq tem que ir novamente para o TRF para eles efetuarem o pagamento na conta informada,mais no site do TRF consta como pago já fiquei sem entender 😔
    No processo está assim Com Resolução do Mérito->Extinção da execução ou do cumprimento da sentença
    Vistos,

    Diante do depósito de valores RPV e/ou Precatório, aliada a manifestação da parte Exequente, reputo cumprida a obrigação e julgo extinta a execução, com fundamento no artigo 924, inciso II, do CPC.

    Expeço alvará em nome do beneficiário direto do crédito a ser levantado, na conta indicada à fl. 85. Expeço alvará em nome da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso acerca dos honorários de sucumbência, na conta indicada à fl. 85-v.

    Oportunamente, arquivem-se e proceda-se à devida baixa. P. R. I. Cumpra-se.
    Peço ajuda para entender pq na defensoria cada dia eles falam uma coisa falaram que só para o juiz expedir o alvará ia levar 6meses 🤷😔

    • Breno Rodrigues
      Postado às 06:59h, 08 maio Responder

      Olá Josi, tudo bem?

      Pelo que entendi o alvará já foi expedido pois fala que “expeço alvará em nome do beneficiário direto”. Assim, na teoria, o dinheiro já estaria liberado para o saque. E após a expedição do alvará não é necessário voltar ao TRF. Basta ir ao banco com a documentação para o saque.

      Espero ter ajudado 🙂

  • Josiane
    Postado às 10:38h, 08 maio Responder

    Mas no Banco pedem o alvará eu não tenho acesso ao alvará pois a defensoria não me deu disse que o dinheiro vai direto para conta ,só disseram que vai demorar muito ainda 😔 eles poderiam ser mais claros e simples para resolver essa situação .
    Obrigada!!!!!

    • Breno Rodrigues
      Postado às 11:03h, 08 maio Responder

      Josiane,

      Não é preciso ter o alvará na mão. Apenas que o tribunal envie ele para o banco.

      Espero ter ajudado 🙂

  • Josiane
    Postado às 12:35h, 08 maio Responder

    Obrigada por tudo seu blog tem ajudado muito parabéns!!!!👏👏👏👏

  • Dany
    Postado às 14:09h, 08 maio Responder

    Eu fui no banco o dinheiro estava lá mas na hora do saque informaram que a conta consta bloqueada pelo Serpro . SABE o que isso significa ? O banco não sabe informar.

    30/04/201916:00 Remetidos os Autos (outros motivos) para COORDENADORIA DE EXECUÇÃO JUDICIAL após pagamento das RPVs de abril de 2019 (123)

    30/04/201915:41 Expedição de Ordem bancária ao (à)CEF para pagamento de RPVs de Abril de 2019 (60)

    • Breno Rodrigues
      Postado às 10:53h, 10 maio Responder

      Dany,

      O dinheiro pode estar bloqueado por várias razões. O ideal é verificar com seu advogado já que ele tem acesso ao processo. Apenas a movimentação não dá nenhum indicativo do porque e tampouco que está bloqueado o saque.

      Espero ter ajudado 🙂

  • Márcia Rossi
    Postado às 15:34h, 08 maio Responder

    Breno boa tarde. Sigo seu blog tirei muitas dúvidas aqui mas preciso de sua ajuda referente a um precatório de minha tia. Ela ganhou uma ação contra receita federal em março de 2006 município Sorocaba SP. Apareceu no processo data 25/06 para pagamento será essa data limite ou pode antecipar para agora quando liberarem precatórios comum ou mudarem de novo a data para pagamento? Agradeço pela ajuda e pelo seu trabalho. Um abraço Márcia.

    • Breno Rodrigues
      Postado às 10:49h, 10 maio Responder

      Olá Márcia, tudo bem?

      Ficamos felizes em ter te ajudado 🙂

      Geralmente esta data é aquela em que todos os precatórios serão depositados. Raramente antecipa, se já houve divulgação da data de pagamento. Postergar a data é mais difícil ainda. Lembrando que ainda pode haver um atraso entre o depósito e o saque, principalmente se for necessário alvará de levantamento.

      Espero ter ajudado novamente 😀

  • Márcia Rossi
    Postado às 14:28h, 10 maio Responder

    Muito obrigada pela atenção darei essa. notícia tão esperada para titia e sei que ela te mandará mil beijos. Obrigada Márcia.

  • Marcus Vinicius Torres
    Postado às 21:21h, 21 maio Responder

    Boa noite Breno. Estou com um impasse ao tentar receber um precatório através da Caixa. O mesmo já foi depositado porém estão exigindo alvará. Trata-se de um valor pago em nome da minha tia (representante do espólio do meu avô), ela deu uma procuração reconhecido por semelhança a meu pai (irmão dela) para o saque mas estão alegando que ele deve estar habilitado para recebimento através do alvará. Pensei em registrar uma reclamação no SAC do banco ou Banco Central porém acredito que não irá surtir efeito. O Tribunal é da 2º região.

    • Breno Rodrigues
      Postado às 11:27h, 22 maio Responder

      Olá Marcus, tudo bem?

      Precatórios precisam de um alvará de levantamento expedido pelo juiz do tribunal. Assim, caso o alvará ainda não foi providenciado você deve pedir ao seu advogado para que entre com uma petição pedindo este documento.

      Espero ter ajudado 🙂

  • Pedro Paulo
    Postado às 14:47h, 22 maio Responder

    Breno avisa o amigo que surte sim a reclamação feita ao Bacen do banco central pois meu alvará de ordem de pagamento para os herdeiros já foi providenciado e segundo a ouvidoria da caixa será pago no dia 24 de maio quando se cumpre o prazo dado pelo juiz a instituição de 30 dias até então a caixa disse que seria pago no dia 1 junho então surtiu efeito a reclamação

    • Breno Rodrigues
      Postado às 10:04h, 23 maio Responder

      Pedro,

      Muito obrigado pelo seu relato. É bom saber que a reclamação pode sim surgir efeitos!

      Agradecemos seu comentário e visita ao nosso blog 🙂

  • Marcus Vinicius Torres
    Postado às 18:57h, 30 maio Responder

    Boa noite Breno!
    Mas veja só: no site do TRF2 consta a seguinte informação “As instituições bancárias oficiais seguem a determinação da resolução nº 458/2017 do
    Conselho da Justiça Federal, que dispõe no art. 40, §1º, que os saques correspondentes aos precatórios e RPVs serão feitos independentemente de alvará e
    reger-se-ão pelas normas aplicáveis aos depósitos bancários, com o prazo de até 24 horas para a agência efetuar o pagamento, a contar da apresentação dos documentos
    de identificação ao gerente”.
    Meu advogado já solicitou ao juiz a expedição do alvará sendo que o próprio juiz estranhou a Caixa não ter pago e exigir o alvará.
    Estou há mais de 1 mês tentando receber…

    • Breno Rodrigues
      Postado às 17:21h, 31 maio Responder

      Olá Marcus, tudo bem?

      O juiz pode solicitar que o saque seja feito apenas com alvará. Dependendo do tipo de processo isso vira a regra e não a exceção. Mas se não foi o seu caso, e o banco não está liberado por desconhecimento da resolução, o juiz pode resolver isto, sem problemas.

      Espero ter ajudado 🙂

  • Marcus
    Postado às 21:14h, 05 junho Responder

    Boa noite Breno!
    Mas a determinação de exigência do alvará para pagamento do precatório é do TRF e não do banco, salve o caso no processo onde o Juiz determina correto?

    • Breno Rodrigues
      Postado às 13:09h, 07 junho Responder

      Olá Marcus, tudo bem?

      Isso mesmo. Os TRFs indicam que há ou não necessidade de alvará de levantamento e os bancos apenas cumprem esta decisão.

      Espero ter ajudado 🙂

  • claudinei Azevedo
    Postado às 11:30h, 07 junho Responder

    Boa tarde,será que essa fase é demorada ,Relação: 0834/2019 Teor do ato: VISTOS. Tendo em vista que o ocorreu o cumprimento da obrigação/quitação do débito, JULGO EXTINTO este incidente de precatório, nos termos do artigo 924, inciso II, do Código de Processo Civil. Após, o trânsito em julgado, nos autos do incidente, expeça-se mandado de levantamento em favor do(a) interessado (fls. 34). Traslade-se cópia desta sentença, bem como da certidão de trânsito em julgado para processo principal Regularizados, arquivem-se este incidente, com baixa definitiva. P.I.CUMPRA-SE. desde já agradeço

    • Breno Rodrigues
      Postado às 09:53h, 10 junho Responder

      Claudinei,

      O precatório já foi pago e o juiz já liberou o alvará de levantamento. Assim, basta realizar o saque.

      Espero ter ajudado 🙂

  • Ialodê
    Postado às 20:05h, 10 junho Responder

    Olá, como faço para saber o teor de um precatório, questões como valor, quando saiu o pagamento e se já foi retirado depósito.

    • Breno Rodrigues
      Postado às 09:10h, 11 junho Responder

      Ialodê,

      Você pode fazer a consulta pelo site do tribunal ou ainda ir diretamente a vara em que o processo está para poder fazer esta verificação.

      Espero ter ajudado 🙂

  • Igor
    Postado às 21:51h, 10 junho Responder

    A juiza expediu meu precatorio ao TJGO. Mesmo assim quem pagará é o TRF1?

    • Breno Rodrigues
      Postado às 09:08h, 11 junho Responder

      Igor,

      Se o processo correu no TJGO quem pagará pé o TJGO mesmo que o devedor seja um órgão federal.

      Espero ter ajudado 🙂

  • Guerra Neto
    Postado às 13:21h, 12 junho Responder

    Boa tarde,
    No dia 10/05/2019, meu precatorio no TRF1 estava assim: Ofício informando saque valor depositado na caixa econômica federal 131614. Será se eu já posso sacar ou tem outra movimentação? Muito obrigado.

    • Breno Rodrigues
      Postado às 19:11h, 23 junho Responder

      Guerra,

      Na verdade isso quer dizer que o valor já foi sacado. Se não foi você sugiro procurar seu advogado.

      Espero ter ajudado 🙂

  • Marcus Vinicius Torres
    Postado às 21:24h, 13 junho Responder

    Boa noite Breno! Mas o que me intriga é de que no processo o juiz não determinou a expedição de alvará para recebimento. E segundo a norma do TRF2 eles serão pagos independentemente de alvará, salvo algumas exceções (quando por exemplo na expedição do precatório o juízo determina ou não).
    Meu advogado requereu mas será expedido somente após trânsito em julgado, pois o processo foi enviado a Fazenda para manifestação. Algo que nunca vi. Durante o trâmite eles já o fizeram. Ou seja mais de 60 dias para receber um precatório. Que burocracia e não consigo resolver. Veja o despacho:

    1ª VARA FEDERAL DE VOLTA REDONDA

    SENTENÇA ¿ TIPO B2
    Vistos, etc.
    Considerando que o devedor satisfez a obrigação, na forma prevista nos artigos 924, II e 925, todos do Código de Processo Civil, JULGO EXTINTO O PROCESSO.
    Certificado o transito em julgado, expeça-se alvará de levantamento, em favor de XXXXXXXXX, CPF 0XXXXXXXX, para recebimento dos valores depositados, conforme fls. 311.
    Expedido o alvará, intime-se o beneficiário, nos termos do artigo 209 da Consolidação de Normas da Corregedoria-Regional, para ciência e consequente comparecimento, no prazo de validade do alvará (60 dias após a expedição), à agência bancária correspondente para seu levantamento, portando 2 (duas) vias da aludida peça, a ser impressa pelo referido beneficiário, diretamente no sítio eletrônico da Justiça Federal (_www.jfrj.jus.br), juntamente às peças do processo.
    Ressalte-se que, consoante determinação do artigo 214 da referida consolidação, não mais haverá a entrega física de alvará de levantamento pelo Juízo.
    Oficie-se a agência da CEF informando que a verba se trata de restituição de imposto de renda retido indevidamente por ocasião de verba indenizatória.
    Realizada a expedição e certificado o transito em julgado, dê-se baixa e arquivem-se os autos, sem prejuízo de posterior desarquivamento a requerimento do interessado, justificadamente.
    Volta Redonda, 07 de junho de 2019.

    Sentença/decisão assinada eletronicamente por
    RAFAEL DE SOUZA PEREIRA PINTO
    Juiz Federal Titular
    1ª Vara de Volta Redonda

    ——————————————————————————–
    Registro do Sistema em 11/06/2019 por JRJVVS.

    ——————————————————————————–
    Disponível para Remessa a partir de 11/06/2019 para Procuradoria da Fazenda por motivo de Recurso
    A partir de 12/06/2019 pelo prazo de 15 Dias (Dobro).

    • Breno Rodrigues
      Postado às 13:57h, 24 junho Responder

      Marcus,

      Essa sentença fala que o dinheiro está liberado para saque em no máximo 60 dias após esta sentença levando o alvará mais a documentação necessária. O prazo de sessenta dias é de validade do alvará de levantamento. Quanto ao que seu advogado disse, não entendi muito bem, pois se já há o precatório já teve trânsito em julgado.

      Espero ter ajudado 🙂

  • Renata Helena Ferreira Chagas
    Postado às 09:39h, 17 junho Responder

    Breno bom dia!!!!
    meu processo do Inss já foi sentenciado
    tenho uma dúvida,essa RPV no valor de R$ 7.167,31 que si encontra no processo, pertence a mim ou ao advogado? O INSS também ainda não Implantou o beneficio eles um prazo maior do que esses 15 dias úteis?
    Fico muito grata pela sua juda desde já.
    O processo si encontra assim:
    Nota Finalizada / Encaminhada para publicação
    Relação: 0089/2019 Teor do ato: Diante da petição de fls. 200-201, requisito a expedição de precatório no valor de R$ 74.416,63 (setenta e quatro mil, quatrocentos e dezesseis reais e sessenta e três), por intermédio do Excelentíssimo Senhor Desembargador Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, nos termos do art. 535, §3º, I do CPC e art. 100 da Constituição Federal. presidente do tribunal, nos termos do art. 535, §3º, I do CPC. Determino a expedição de mandado de requisição de pequeno valor, em R$ 7.167,31 (sete mil, cento e sessenta e sete reais e trinta um centavos) a ser realizado no prazo de 2 (dois) meses contado da entrega da requisição, mediante depósito na conta do juízo. Intime-se o Executado, via portal eletrônico, para que, no prazo de 15 (quinze) dias, proceda com a implantação do benefício em favor da parte Autora, conforme sentença de fls. 143-144. Intimem-se. Cumpra-se. Advogados(s): Everton Bernardo Clemente (OAB 26506/GO)

    • Breno Rodrigues
      Postado às 11:44h, 24 junho Responder

      Olá Renata, tudo bem?

      Na movimentação que você colocou aqui não deixa claro para quem é este valor. Então não tenho como afirmar, a não ser que você verifique o ofício requisitório. Eu diria que é para o advogado já que o precatório seria para você. Mas esse valor seria de honorários sucumbenciais, que são aqueles pagos diretamente pelo devedor ao seu advogado. Isso não quer dizer que não há honorários no seu precatório.
      Quanto a questão da implantação do benefício, se não houve e já passou o prazo, seu advogado pode entrar com um pedido no tribunal para que haja multa e juros sobre o atraso.

      Espero ter ajudado 🙂

  • nilton pereira andrade severo
    Postado às 14:18h, 21 junho Responder

    boa tarde. meu precatório alimentar foi lançado dia 11/10/2018, e ate agora mais nenhuma movimentação, isso ta no normal?

    • Breno Rodrigues
      Postado às 16:09h, 24 junho Responder

      Nilton,

      Sim. Como o pagamento dele está previsto para 2020, não há nada o que aparecer de movimentação até ano que vem. É provável que ao fecharem a LOA 2020 apareça alguma movimentação informando que ele está programado para pagamento ano que vem.

      Espero ter ajudado 🙂

  • Marcus Vinicius Torres
    Postado às 19:44h, 25 junho Responder

    Pois é Breno porém meu advogado apenas interpretou essa sentença. Já há um precatório expedido porém na sentença ele determina a expedição do alvará após trânsito em julgado. Sem cabimento. Enviou o processo para a Fazenda dar o parecer de algo que não tem a menor lógica. E sem o alvará a Caixa se recusa a pagar.

  • George
    Postado às 11:04h, 26 junho Responder

    Bom dia Breno! Sabe me informar o que vem a ser isso no meu processo? Remetidos os autos à (ao) Coordenadoria de Gestão de Precatórios
    Nº Lote: VT72RJ0620190039

    • Breno Rodrigues
      Postado às 09:40h, 28 junho Responder

      Olá George, tudo bem?

      Isto quer dizer que o processo foi enviado a um departamento que faz o gerenciamento do pagamento de precatório. Mas isso não quer dizer que o precatório está próximo de ser pago, afinal isto depende da ordem cronológica.

      Espero ter ajudado 🙂

  • Márcia Rossi
    Postado às 11:21h, 03 julho Responder

    Olá Breno. Entrei em contato com você a um tempo atrás sobre o precatório de minha tia que na época tinha uma movimentação de que seria feito o depósito dia 25/06 mas até agora não ocorreu. A advogada disse que está esperando que seja efetuado o depósito até sexta feira dia 5/07 porque não chegou nenhum lote de precatórios para pagamento aqui em Sorocaba SP. Você sabe se já estão sendo pagos os precatórios comuns federais nos municípios do TRF3? Novamente obrigada pela atenção um bom trabalho para você e sucesso sempre. Márcia.

    • Breno Rodrigues
      Postado às 09:37h, 05 julho Responder

      Olá Márcia, tudo bem?

      Os precatórios comuns eram para ser pagos em junho com o saque podendo ser realizado na primeira semana de julho. Mas se não houve nada até o momento não é motivo para se preocupar. Como o TRF só tem a obrigação de fazer isso até dezembro, ele pode dar uma enrolada. Sobre a questão do pagamento, o TRF faz em lotes, assim divide-se o total de precatórios comuns não por cidade ou vara mas por data de expedição.

      Espero ter ajudado 🙂

  • Márcia Rossi
    Postado às 16:16h, 05 julho Responder

    Obrigada Breno
    Você é um grande amigo ajudando tantas pessoas com dúvidas quanto a precatórios pacientemente tirando nossas dúvidas. Reitero sucesso sempre. Um grande abraço. Márcia.

  • Elisangela Maria Silva dos Santos
    Postado às 14:44h, 25 julho Responder

    2004.001.013838-3,Boa tarde Breno,esse é o número do meu precatório não consigo ver a posição dele no link. Será que daria pra você me dizer?desde de já agradeço e te parabenizo pelo blog,é de muita ajuda.obgd.

    • Breno Rodrigues
      Postado às 10:31h, 29 julho Responder

      Olá Elisangela, tudo bem?

      Tem como me informar em qual estado o processo correu? Porque na busca geral do TRF1, não consegui verificar.

      Fico no aguardo 🙂

  • Elisangela Maria Silva dos Santos
    Postado às 19:41h, 30 julho Responder

    Boa noite Breno,sim Rio de Janeiro.
    Obgd.

    • Breno Rodrigues
      Postado às 11:50h, 01 agosto Responder

      Elisangela,

      Esse texto é do TRF1. Nunca que ia saber que era TRF2. Mas ao tentar fazer a consulta no TRF2 consta que o dígito verificador tá errado. No caso o último número. Poderia verificar por favor?

      Fico no aguardo 🙂

  • Elisangela Maria Silva dos Santos
    Postado às 15:20h, 02 agosto Responder

    Boa tarde Breno , desculpa o número do processo é 2004.001.013837-3.
    Agradeço mais uma vez1🤗

    • Breno Rodrigues
      Postado às 12:50h, 13 agosto Responder

      Elisangela,

      Você me confunde demais! Seu processo está no TJRJ!!!
      Enfim, ele ainda está aberto para pagamento. O Rio de janeiro está pagando precatórios vencidos em 2016 e o seu é de 2017. Assim, se o fluxo de pagamento se mantiver, você deve receber até o ano que vem.

      Espero ter ajudado 🙂

  • Lucia Helena Rosa
    Postado às 21:07h, 06 agosto Responder

    Estou aguardando desde fevereiro a liberação de minha habilitação como herdeira no TRF1, já havia sido emitida a requisição de pagamento, como proceder

    • Breno Rodrigues
      Postado às 16:28h, 12 agosto Responder

      Lucia,

      Homologação demora entre 6 a 8 meses nos tribunais federais, então não tem muito o que fazer. Não tem problema a requisição de pagamento já ter sido emitida, isso acontece. O problema maior seria se o pagamento já tivesse sido efetuado, que daí poderia demorar muito para receber.

      Espero ter ajudado 🙂

  • Elisangela Maria Silva dos Santos
    Postado às 17:13h, 14 agosto Responder

    Boa tarde
    Breno,desculpa pela confusao😬😬, mais te agradeço pela resposta. Obgd.

  • Mª Patricia Rodrigues
    Postado às 22:08h, 16 agosto Responder

    Boa noite, Dr. Breno Rodrigues

    Boa noite. Recebi um Precatório e estou com problemas para obter os documentos comprobatórios (Alvará, Certidão com planilha, cópia da sentença). Desde outubro de 2018 que peço ao meu Procurador, mas ele não forneceu. Ele tem obrigação de me dar ? Devo fazer requerimento direto ao TRT ? Como o caso é muito complexo, gostaria de fazer uma consulta online paga com o doutor Breno Rodrigues. Seria possível? Se for, entre em contato urgente por e-mail, por gentileza. Aguardo ansiosamente, obrigada.

    • Breno Rodrigues
      Postado às 13:31h, 23 agosto Responder

      Olá Maria Patrícia, tudo bem?

      O advogado tem a obrigação de ter uma comunicação constante com você, como diz o código da OAB: “o dever ético de informação ao cliente, não se restringe ele, por certo, ao aconselhamento preliminar atinente à possibilidade de êxito da causa. Tal dever perdura durante toda a tramitação do processo, incluindo é claro a fase de cumprimento da sentença.”.
      Se você se sente mal representada pode inclusive trocar de advogado. Eu não posso exercer a profissão de advogado então não teria como te auxiliar formalmente. Mas no que puder ajudar, mande um e-mail para contato@meuprecatorio.com.br que verei o que posso fazer.

      Espero ter ajudado 🙂

  • Maria Angelica
    Postado às 12:39h, 21 agosto Responder

    Boa tarde Breno!!
    Você poderia me informar se esse ano 2019 ja saiu a lista atualizada de precatórios do DF? Já procurei no site do TJDFT e nao encontrei.
    Processo: 00089034320098070000 ou 19980110142042 – Leopoldo Himmelsbach.
    Se vc puder me ajudar , ficarei muito grata.
    No aguardo.
    Angelica

    • Breno Rodrigues
      Postado às 08:18h, 28 agosto Responder

      Olá Maria Angélica, tudo bem?

      A lista é atualizada quase que diariamente. O precatório do Leopoldo aparece entre os precatórios com vencimento de 2010. Só que o DF está pagando precatórios vencidos em 2000/2001.

      Espero ter ajudado 🙂

  • Katiane Miranda
    Postado às 19:15h, 21 agosto Responder

    Meu processo está assim AGUARDANDO EMISSÃO DE ORDEM BANCÁRIA PELA EXECUÇÃO FINANCEIRA é RPV quando for liberado vou precisar de alvará será? Outra coisa qual será a próxima movimentação agora será que é falar o banco que está disponível o valor?

    • Breno Rodrigues
      Postado às 20:30h, 23 agosto Responder

      Katiane,

      Não tem como saber se precisa de alvará apenas pela movimentação. No geral RPV não precisa a não ser que o juiz diga que é necessário. As próximas movimentações serão sobre o pagamento e onde o pagamento foi realizado.

      Espero ter ajudado 🙂

  • flavio.sousa
    Postado às 15:52h, 20 setembro Responder

    Boa tarde meu precatório alimentar foi depositado dia 3/04/2019. Aguardando alvará hoje dia 20 de setembro não foi liberado demora tanto assim

    • Breno Rodrigues
      Postado às 17:37h, 08 outubro Responder

      Flávio,

      Depende de quando seu advogado fez o pedido para o alvará e seu processo é uma causa coletiva. Este tipo de processo tem uma demora maior para a expedição de todos os alváras.

      Espero ter ajudado 🙂

Comentar